São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISTIANISMO; JUDAÍSMO; ISLAMISMO; ESPIRITISMO; CULTOS AFRO-BRASILEIROS; BUDISMO

CRISTIANISMO - Religiões que aceitam Jesus Cristo como filho de Deus.
Igreja Católica Apostólica Romana
Pretende ser uma religião universal, para todos os povos, raças e culturas. Tem sua sede no Vaticano. É proselitista, quer ter o maior número de adeptos possível. Acredita em Jesus Cristo como o filho de Deus. Segue a autoridade do papa.

Igreja Católica Ortodoxa
Surgiu em 1054 em Constantinopla. O catolicismo ortodoxo mantém rituais semelhantes aos católicos. Rejeitam a autoridade do papa como administrador da Igreja Católica. Ele só é conhecido como patriarca primaz.

Protestantes tradicionais
Surgiram na Reforma no século 16, na Europa e se caracterizam principalmente por reconhecer a autoridade da Bíblia e não da igreja e dos sacerdotes. Têm pastores, que podem se casar.

Pentecostais
Seus cultos são caracterizados por expressões de êxtase e forte emoção -como falar em línguas desconhecidas e receber dons especiais como cura, ensino e profecia. Exemplos: Congregação Cristã do Brasil, Assembléia de Deus, Evangelho Quadrangular, Igreja de Deus, Igreja Pentecostal e Brasil para Cristo, entre outras.

Neopentecostais
Organizam-se a partir da liderança de um pastor ou missionário sob a tríade: cura, exorcismo e prosperidade. Possui cerca de 30 cultos diferentes. Exemplos: Casa da Benção, Deus é Amor, Maranata, Nova Vida, Universal do Reino de Deus, Pronto-Socorro de Jesus.

JUDAÍSMO
Religião do povo judeu. Os principais preceitos estão em um livro de origem divina, a Torá. A Torá, ou a Lei Escrita, é formada por cinco livros, o Pentateuco. Outro livro sagrado, o Talmude reúne comentários sobre a Lei Oral. Os judeus acreditam em um deus único que vai enviar um messias trazendo um uma vida melhor para todos. Os judeus têm a convicção de ser o povo eleito.

ISLAMISMO
Crê na existência de Alá como o único e verdadeiro deus e em Muhamad (Maomé) como seu profeta. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão. Os muçulmanos seguem cinco pilares fundamentais: 1- aceitar Alá como deus único e verdadeiro e Muhumad como seu profeta; 2- orar cinco vezes ao dia em direção à Meca -lugar sagrado para o islamismo; 3- Pagar o tributo, Zakat, que corresponde a 2,5% do total de renda anual do muçulmano uma vez por ano para caridade; 4- jejuar no mês de Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer e 5- fazer uma peregrinação à Meca, pelo menos uma vez na vida. As mulheres devem andar cobertas para serem honradas e respeitadas. Permite o divórcio para homens e mulheres e a poligamia (até quatro mulheres) para os homens.

ESPIRITISMO
A doutrina espírita tem origem na França em 1857, quando foi lançado "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. Baseia-se na crença de Deus como criador de todas as coisas, na existência do espírito, sua sobrevivência após a morte e a possibilidade de comunicação entre vivos e mortos. Prega a moral cristã.

CULTOS AFRO-BRASILEIROS
Trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, são as crenças que mais crescem no país. São vulgarmente chamados de candomblé e umbanda. Na cidade de São Paulo há religiões afros de três nações diferentes. A mais conhecida, confundida com o candomblé, é a kêtú. A umbanda é uma religião criada no Brasil que mistura elementos de cultos afro, como os orixás, catolicismo, indianismo e kardecismo.

BUDISMO
Fundado por Sidhartha Gautama, o Buda, acredita que o homem é responsável pela própria salvação. Basta seguir os ensinamentos de Buda para chegar ao Nirvana -espécie de paraíso. Buda não é considerado um deus. O budismo acredita na reencarnação. É uma religião de monges e monjas.

Fonte: "As religiões do Mundo" - vol. 1 - Irineu Wilges, "Dicionário das Religiões", John Hinnells

Texto Anterior: Paulistano põe crenças no liquidificador
Próximo Texto: Fé aumenta e a religiosidade diminui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.