São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Flamengo é o melhor da história brasileira

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Flamengo é o melhor clube da história do futebol brasileiro.
É o que mostra o inédito Ranking Folha, o primeiro estudo do tipo a computar os vice-campeonatos conseguidos nos Estaduais.
Mas, com 651 pontos, o time carioca terá que se desdobrar para manter a liderança, apertada. Campeão do Mundial interclubes e da Libertadores da América em 1981, está só dois pontos à frente do Palmeiras, duas vezes vice na Libertadores, em 61 e 68.
Como nas competições nacionais as conquistas dos dois clubes são equilibradas -ambos são tetracampeões brasileiros (em 80, 82, 83 e 92, o Flamengo, e, em 72, 73, 93, 94, o Palmeiras)-, os 65 pontos do Flamengo em títulos internacionais fizeram a diferença.
Logo atrás, aparece o "emergente" São Paulo, com 647 pontos.
O clube tem quatro títulos paulistas e seis vices menos do que o Palmeiras. Mas, em oito anos, venceu quatro Estaduais (87, 89, 91 e 92), dois Brasileiros (86 e 91), duas Libertadores e dois Mundiais interclubes (92 e 93), uma Supercopa (93) e uma Conmebol (94).
Ou seja, conseguiu 245 pontos em títulos nesse "sprint", o que ajudou-o a abrir uma folga de 112 pontos sobre o Grêmio, o quarto.
O desempenho do time gaúcho, por sua vez, não é baseado em explosões, e sim na estabilidade.
Mesmo com um título estadual a menos que seu rival Internacional, lidera no ranking do RS por ter mais vice-campeonatos (21 a 17).
A explosão santista nos 60 garante o quinto posto, 523 pontos.
Infelizmente, os clubes da Bahia e de Pernambuco foram prejudicados. Essas Federações não têm os vices de alguns anos, e esses dados não puderam ser computados.

VEJA o Ranking Folha à pág. 4-4

Próximo Texto: Estudo reúne 'finalistas' de torneios nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.