São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Pechinche antes de alugar no litoral

RICARDO GÓES MENDONÇA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pesquisar, pechinchar e pechinchar. Essas são as palavras de ordem aos que deixaram para a última hora a procura por um imóvel no litoral para passar o réveillon.
Um dado significativo: a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) prevê movimento recorde de carros rumo ao litoral neste final de ano. Estima-se que 900 mil veículos devam descer a serra entre 20 de dezembro e 1º de janeiro.
Negociação
"Este ano as pessoas estão pesquisando mais. No ano passado, nessa mesma época, eu já tinha alugado tudo. Acho que o brasileiro aprendeu a negociar", diz o corretor César Alves Henriques, que trabalha em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.
A corretora Wanda Fezetti, que atua no Guarujá, faz uma análise parecida. "Aqui as pessoas estão pesquisando muito. De cada 20 ligações que recebo, fecho duas. No ano passado não era assim." Mesmo com o movimento inferior, Wanda acredita que suas ofertas esgotem ainda nesta semana.
Preços
Um dos motivos de a procura estar menor, segundo os corretores, é o preço do aluguel que está mais alto neste ano.
Um sobrado com cinco dormitórios, piscina, churrasqueira e telefone, a uma quadra da praia de Itaguá, em Ubatuba, por exemplo, custava no ano passado R$ 400 a diária. Neste ano, o mesmo imóvel não sai por menos de R$ 500.
Para ter sucesso na negociação, o interessado não pode deixar para ir atrás do imóvel na última hora.
Quanto mais tarde, menos ofertas terá no mercado e mais altos estarão os preços. É hora, portanto, de garantir um lugar na praia no dia 31 de dezembro.

Próximo Texto: Litoral norte tem preços maiores e praias limpas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.