São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
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Negócio exige alguns cuidados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para evitar problemas no momento de alugar um imóvel no litoral, é necessário tomar algumas precauções.
Segundo Marcelo de Paulo Ponce, técnico do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), o problema mais comum nesse tipo de locação é a pessoa simplesmente não encontrar o imóvel que reservou.
Há também aqueles que compram "gato por lebre", ou seja, quando chegam ao imóvel, descobrem que não era nada daquilo que haviam imaginado.
Para evitar esses e outros tipos de problemas, Ponce faz as seguintes recomendações:
- Por lei, o contrato de locação temporária não pode ultrapassar 90 dias;
- O aluguel e todos os demais encargos (condomínio, pagamento de empregados etc.) podem ser exigidos antecipadamente;
- O ideal é que o locatário visite o imóvel antes de fechar o contrato e se informar sobre a infra-estrutura do local (água, luz, enchentes etc.);
- Se não for possível fazer a visita, deve-se alugar com base em informações de amigos ou parentes que já estiveram no local;
- Fotografias nem sempre mostram a realidade da casa. A foto pode ser antiga ou tirada de ângulos que escondam eventuais defeitos existentes na casa;
- A formalização no negócio deve ser feita através de contrato;
- No contrato, devem aparecer a qualificação completa das duas partes, data de entrada e de saída, data de entrega da chave, preço, forma de pagamento e a descrição do cheque "caução" (valor, banco e número);
- Colocar no contrato tudo o que for acertado verbalmente;
- Anexar ao contrato uma lista de tudo o que há no imóvel (geladeira, TV, ventilador, roupa de cama etc.). Essa lista deve ser assinada pelas duas partes na entrada e na saída do locatário.
Caso haja outras dúvidas, a alternativa é procurar o Procon.
Solidário
Alguns corretores procuram dar "assistência 24 horas" a seus clientes durante a temporada. César Alves Henriques, por exemplo, diz que sempre deixa os seus telefones residencial e celular para os clientes de sua imobiliária. Ele conta que costuma indicar mecânico ou médico para os veranistas.

Procon - Tel.: (011) 1512 (SP), ou na prefeitura de sua cidade.

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