São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas Olimpíadas

Maria Lenk, 82, não só foi a primeira atleta brasileira a participar de uma olimpíada, como a primeira sul-americana.
Havia 1.281 competidores do sexo masculino, e Maria Lenk era a única brasileira entre as 127 atletas mulheres, na Olimpíada de 1932, em Los Angeles. Na ocasião, ela não passou das eliminatórias, mas em 36, em Berlim, quebrou dois recordes mundiais de natação, de 200 m e 400 m de peito.
Precursora do estilo borboleta entre as mulheres no Brasil, ela nada até hoje e é professora de Educação Física aposentada.
Apesar de Jogos Olímpicos completarem 100 anos, as mulheres só foram incluídas em 1900, em Paris. Na última Olimpíada, em Atlanta, 35% dos atletas eram do sexo feminino. Da delegação brasileira, dos 225 atletas, 66 eram mulheres.
Mesmo em menor número, elas foram tecnicamente mais eficientes: 28 mulheres trouxeram quatro medalhas para o país (o total foi de 15 medalhas).
As primeiras brasileiras a ganharem medalhas foram as duas duplas de vôlei de praia Jacqueline Silva/ Sandra Pires e Adriana Samuel/ Mônica Rodrigues, ouro e prata respectivamente. No vôlei de quadra, a equipe feminina conquistou bronze. No basquete, as meninas levaram prata, só ficando atrás do "dream team" norte-americano.

Texto Anterior: Larica; Para brisa; Aderindo à causa
Próximo Texto: As Musas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.