São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Mulheres enfrentam trilhas com quadriciclos

LUCIANA BENATTI
ENVIADA ESPECIAL A ALDEIA DA SERRA

No último domingo, 30 mulheres se reuniram para participar de um programa diferente. Foi o Primeiro Passeio Feminino de ATV, realizado em trilhas da região de Aldeia da Serra, em Barueri (27 km a oeste de São Paulo).
O ATV (All Terrain Vehicle, "veículo para todo terreno") é uma espécie de moto com quatro rodas. Também chamado de quadriciclo, tem como principais características força e estabilidade.
A idéia de fazer um passeio exclusivamente feminino surgiu entre mulheres que tentavam acompanhar seus maridos em uma caravana ecológica realizada no mês passado, na serra da Cantareira.
Com o grito de guerra "tem gata na mata", o passeio reuniu desde feras como Andréa Preisegalavicius, 22 -que já fez até um curso de mecânica de ATVs na sede americana da Polaris, que produz os veículos-, até a pequena Isis Souza Novo, 7, que participou junto com sua mãe, Hélia Novo, 40.
Durante o passeio, organizado pela Arfama (que comercializa a marca Polaris) e realizado em estradas de terra com trechos íngremes e trilhas no meio da mata, uma característica do veículo se evidencia. A facilidade de dirigi-lo é seu principal trunfo.
A reportagem da Folha completou o trajeto de 40 km com um Quad 50 (R$ 5.600), fabricado pela Suzuki e importado pela Caloi.
O modelo, direcionado a adolescentes a partir de 12 anos, se revelou valente. Enfrentou subidas íngremes, poças de lama, pedras e muitos, muitos buracos.
Antes de sair, uma aula de 15 minutos bastou para aprender a manejar o ATV. Na mão direita, acelerador e freio dianteiro. Na esquerda, botões de partida automática. No pé direito, freio traseiro.
A maior dificuldade para quem está começando é controlar a direção. Quando as rodas passam em buracos ou pedras é preciso segurar firme para manter o veículo no rumo certo. Depois que se adquire esse controle, já é possível ousar e aumentar a velocidade.

Onde encontrar - Arfama/Polaris: (011) 5506-6741; Caloi/Suzuki: (011) 5515-0334

Texto Anterior: Professor vai aos EUA com Fusca 75
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.