São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda cresce 50% no final de semana

Shopping fica lotado, mas consumidor gasta menos

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor correu às compras neste último final de semana antes do Natal, lotando os estacionamentos dos shopping centers de São Paulo logo após a abertura das lojas.
O movimento aliviou a tensão dos comerciantes. A maioria aguardava o pagamento da segunda parcela do 13º, feito na sexta-feira, para que as vendas deslanchassem, o que se confirmou.
Elas cresceram 50% em relação ao final de semana passado, diz Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
As pessoas que deixaram as compras para a última hora não gastaram muito, preferindo presentes a preços mais acessíveis, diz.
"O consumidor está comprando mais produtos e gastando menos." O gasto médio do consumidor neste Natal fica na faixa de R$ 15 a R$ 18, afirma Szajman.
Uma pesquisa da federação revela que o consumidor pretendia utilizar 30% do seu 13º salário para fazer compras de Natal. Metade desse valor seria usado para saldar antigas dívidas.
Mesmo assim, os lojistas ouvidos pela Folha estão satisfeitos com os resultados obtidos neste final de semana.
No shopping Iguatemi, as vendas cresceram 13% em relação ao fim-de-semana passado e 8%, em média, sobre igual período de 95.
Roberto de Carvalho, gerente-geral, diz que as lojas de roupas chegaram a registrar crescimento de 20% no faturamento. Já as de eletroeletrônicos ficaram abaixo da média.
Na Track & Field, loja de artigos esportivos do shopping, as vendas cresceram 15% sobre 95, diz Frederico Wagner, proprietário.
O shopping Aricanduva estima que as vendas no sábado e domingo representem aumento real de 10% a 15% sobre o mesmo período do ano passado.
"A segunda parcela movimentou mesmo as vendas. Antes, as pessoas vinham ao shopping pesquisar preços. No final de semana, elas vieram para comprar", diz Hiroko Imuta, gerente de marketing.
Na Atlântida, que vende brinquedos e presentes no Aricanduva, o faturamento cresceu 50% sobre o último fim de semana e 30% sobre igual data em 95.
"O movimento está muito bom", diz José Fernandes, proprietário da Atlântida.
No shopping Tamboré, o faturamento ficou 5% acima de igual período do ano passado.
O fluxo de pessoas que foram ontem ao shopping -13 mil- dobrou em relação a domingo passado, diz Luís Otávio Vieira de Souza, gerente-geral do Tamboré.
Promoções em janeiro
Szajman prevê que o faturamento do comércio neste Natal ficará entre 5% e 6% maior que o do ano passado. Em termos de vendas físicas, o aumento será de 10%.
Alguns setores, no entanto, superestimaram as vendas e deverão virar o ano com estoques. É o caso de lojas de eletroeletrônicos e dos supermercados, diz Szajman.
"Janeiro vai ser um bom momento para comprar", avalia.

Texto Anterior: O bem e o mal do PT
Próximo Texto: Consumidor procura brinquedo mais barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.