São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kalachackra é ponto mais alto

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Kalachackra é a mais alta iniciação tântrica, ou prática de meditação mais avançada, aberta ao público no budismo tibetano.
É ministrado pelo 14º Dalai Lama (Tenzin Gyatso), a reencarnação do Buda Cherenzig (Avalokiteshvara) -personificação da compaixão e da misericórdia.
Kalachackra é a manifestação do processo do tempo. Literalmente, é o ciclo (chakra) do tempo cósmico (kala). O Kalachackra é o mito do eterno retorno, que direciona os pensamentos a um futuro inspirador, sem guerras ou degenerações, e a um contínuo esforço para a transcendência e a paz.
Existem três níveis de ensinamentos do Kalachackra: externo, interno e esotérico.
O externo é matemático, astronômico e astrológico. Os ensinamentos internos pertencem ao corpo humano. Os sistemas energéticos e esotérico são dedicados à meditação na mandala.
Os textos do Kalachackra estão redigidos numa linguagem de difícil compreensão. Graças a seus complicados rituais, torna-se uma tarefa quase impossível a explicação detalhada de seu conteúdo.
Em outras reencarnações, o Dalai Lama costumava proferir pouquíssimos Kalachackras.
Cerimônias
O Dalai Lama atual pratica anualmente dois Kalachackras: um na Índia -perto da fronteira com o Tibete, para os tibetanos e povos do Himalaia- e outro em locais de fácil acesso.
Entre 21 de junho e 4 de julho deste ano, transcorreram as preparações e iniciações de todo o processo do ritual do Kalachackra em Tabo, no vale do Spiti.
A partir do primeiro dia, ocorreu uma série de cerimônias. Elas receberam os nomes de ritual da terra, dança da terra, esboço do desenho da mandala.
No quarto dia, foi iniciada a construção da mandala criada pelos monges a partir de diversos tipos de pigmentos coloridos.
No grande auditório, o Dalai Lama transmitiu os ensinamentos preliminares aos budistas e leigos.
No oitavo dia aconteceu a dança de oferenda e, em seguida, teve início a preparação dos participantes.
No dia seguinte, começou o primeiro dos dois dias da iniciação do Kalachackra. O processo iniciativo é multifacetado, há distribuição de ramos de cordões abençoados.
Com muita paciência, o Dalai Lama explicou toda a conduta que o participante deve tomar. Após a iniciação, ocorreu o punja (equivalente a uma missa) e a oferenda de longa vida.
(AV)

Texto Anterior: Improviso marca comemoração budista
Próximo Texto: Festa foi maior evento de Spiti
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.