São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Locais lembram vida de Cristo

FREDERICO VASCONCELOS
DO ENVIADO ESPECIAL A ISRAEL

Para conhecer os locais onde Jesus Cristo viveu, o turista deve incluir alguns pontos históricos em seu roteiro:
Monte das Beatitudes - Onde Jesus pregava e se retirava para rezar. Foi ali que Jesus fez o Sermão da Montanha. É considerado o mais bonito e sereno local que os cristãos procuram para fugir da moderna Israel.
O monte oferece uma cena magnífica do lago de Tiberíades. A igreja é mantida pelas irmãs franciscanas do Imaculado Coração de Maria. Elas fazem três pedidos aos visitantes: "Mantenham silêncio, respeitem a natureza e vistam-se modestamente".
Tabga - Onde Jesus Cristo teria alimentado uma multidão com cinco pães e dois peixes.
Uma igreja mantida por monges beneditinos preservou um piso de mosaico que reproduz esse milagre da multiplicação.
Caná - Cidade árabe. É o lugar onde Jesus teria realizado o primeiro milagre, transformando água em vinho. Há uma igreja católica ao lado de uma igreja grega ortodoxa.
Jordanit - Onde os peregrinos costumam realizar batizados. O local exato em que Cristo foi batizado por João Batista, no rio Jordão, perto de Jericó, é inacessível.
Cafarnaum - Onde Herodes construiu a primeira sinagoga para os habitantes judeus.
A casa do pescador Pedro foi transformada pelos bizantinos em uma igreja octogonal. As ruínas estão protegidas por uma nova igreja sustentada por oito pilares.
Outros pontos de interesse
Tiberíades - 330 km ao norte de Jerusalém, é uma das quatro cidades santas para os judeus e o principal centro turístico das regiões da Galiléia e Golan. Converteu-se num importante centro do judaísmo depois da destruição de Jerusalém. A seis quilômetros, está Migdal, onde nasceu Maria Madalena.
Megido - Mais conhecido como Armageddon, o local bíblico da última grande batalha entre o bem e o mal, é uma antiga cidade fortificada, que abrigava as carruagens de guerra nos tempos do rei Salomão. No local, havia uma fortaleza, em posição estratégica da estrada que liga Egito e Síria.
Importante sítio arqueológico, preserva os sistemas de coleta de água do século 9º a.C. Escavações científicas revelaram vestígios de 20 períodos históricos diferentes, entre os anos 4000 a.C. e 400 d.C.
Há um túnel de 70 metros, cujo acesso é feito por escadas de pedra, 30 metros abaixo do solo.

Texto Anterior: Navio passa por locais em que Jesus viveu
Próximo Texto: Muro é o que sobrou do templo de Herodes; Muçulmanos tomaram Jerusalém duas vezes; Aranha dirigiu reunião da partilha em 1947; Legião Árabe destruiu o bairro Judeu em 48; Bairro parece o Leste Europeu do século 19
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.