São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
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Briga faz FIA mudar as regras

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupada com os efeitos da concorrência entre as fabricantes de pneus na segurança da F-1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já promove modificações no regulamento técnico da categoria.
Na próxima temporada, a entidade irá permitir, além dos atuais sete jogos (28 pneus) por piloto, mais dois jogos, a serem utilizados apenas nos treinos livres.
Esses jogos extras deverão ser usados apenas para que o piloto defina o composto a ser adotado no resto do fim-de-semana.
Uma forma de permitir mais alternativas de disputa, e que as mesmas se limitem à pista, não aos laboratórios de pesquisa.
As restrições mais sérias impostas pela entidade chegam às pistas somente em 1998.
A FIA já publicou que os pneus slick, lisos, próprios para pista seca, deverão ter sulcos perpendiculares ao eixo da roda e que percorram toda a circunferência da superfície de contato.
Os dianteiros terão três sulcos. Os traseiros, quatro. Cada sulco deverá ter profundidade de 2,5 mm e largura de 14 mm. O espaçamento, simétrico a partir do meio do pneu, deverá ser de 50 mm.
Após a utilização, cada pneu será verificado. E pelo menos metade dessa "arquitetura de controle" deverá estar intacta.
Meticulosa, a regra deve inibir o desenvolvimento de compostos macios, que produzem muita aderência por pouco tempo, relação que já provou ser perigosa. (JHM)

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