São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Regateando o preço; Vida ou morte; Zoologia funcional 1; Zoologia funcional 2; Água salgada; Não dá...; ...ponto sem nó; Público alvo; Perigo vermelho; Cordão de isolamento; Desaparecidos; Modelo; Protetor solar; Total exposição; Livre negociação; Mantendo a linha

Regateando o preço
Em conversas com os burocratas do governo, nas quais fazem seus pedidos fransciscanos, os deputado têm dito que a votação da reeleição é o novo colégio eleitoral. "Estaremos dando seis anos de poder a FHC", lembram.

Vida ou morte
Não é à toa a briga do PMDB pela presidência da Câmara. Para o partido, é uma questão de sobrevivência. É o único pólo de poder independente que lhe resta. Ministros, lembram, são demissíveis "ad nutum".

Zoologia funcional 1
Os tucanos perceberam que há dois tipos de funcionários indicados por políticos: cães e gatos. Os primeiros, em cargos de confiança, saem no fim do mandato junto com o dono. Os outros, subalternos invisíveis na burocracia, ficam, por amor à casa.

Zoologia funcional 2
Apesar de o poder aparente de indicar "cães" para os escalões superiores dos ministérios dar status a um parlamentar, são os muitos "gatos" que lhe garantem poder real. Deles vêm informações de bastidor do governo.

Água salgada
A escolha de Fernando de Noronha como cenário do Réveillon presidencial partiu da vontade de FHC de estar perto do mar. O presidente "paulista" não esquece a origem carioca.

Não dá...
Na surdina, o PFL estimula Wilson Campos (PSDB-PE) a se manter candidato à presidência da Câmara. Oferece votos. Mas quer o apoio de seu filho Carlos Wilson a ACM no Senado.

...ponto sem nó
Carlos Wilson (PE) é a cunha de ACM no PSDB. Por meio dele, espera até oito votos tucanos, definindo a eleição. Além do apoio ao pai, Carlinhos ficaria com a 1ª Secretaria do Senado.

Público alvo
Quércia tabulou as obras paralisadas por Covas. De olho na sucessão, vai usar as informações no périplo de janeiro pelo interior paulista. Estradas paradas pegam muito mal na região.

Perigo vermelho
A invasão da embaixada japonesa em Lima (Peru) recolocou a divisão do Amazonas na ordem do dia do Planalto. A idéia é acelerar os estudos para a criação dos territórios do Rio Negro, ao Norte, e Alto Solimões, a Oeste.

Cordão de isolamento
De acordo com os planos da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o território do Alto Solimões, na fronteira com o Peru e onde atuam os guerrilheiros do Tupac Amaru, agilizaria a ocupação da região por brasileiros.

Desaparecidos
A Comissão de Direitos Humanos ONU deu baixa em 44 dos 46 casos de desaparecidos brasileiros que tinha registrados. Restam os casos de Rubens Paiva, já resolvido, e José Francisco Chaves, cuja decisão sai em 97.

Modelo
Em carta a José Gregori, autor da lei dos desaparecidos, Ivan Toveski, da Comissão de Direitos Humanos da ONU, diz que a experiência brasileira "é modelo para o esclarecimento" de casos parecidos no mundo.

Protetor solar
A submersão de Maluf na mídia após a derrota na convenção do PPB teve o dedo dos marqueteiros Duda e Biondi. Com quem o prefeito fala diariamente. Mas a tática tem hora para acabar.

Total exposição
Passado o imbróglio da reeleição, Maluf começará a viajar pelo Brasil. Não importa o resultado da votação no Congresso, o cacique do PPB começará sua campanha de qualquer jeito. O roteiro já está em preparação.

Livre negociação
Reflexo da desindexação da economia: caiu de 36 para 19 o número de dissídios coletivos julgados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) este ano, em relação a 95. Apenas um deles foi julgado no segundo semestre.

Mantendo a linha
Devido ao fim da correção automática dos salários, o TST concedeu 111 liminares em 96. Todas suspendendo reajustes acima do permitido pela medida que desindexou a economia, dados na primeira instância.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPB-SP), sobre o roteiro de viagens previstas por Paulo Maluf em 97, na preparação da disputa pela sucessão presidencial:
- Ele vai viajar pelo Brasil todo, mas não vai para Brasília. Lá não tem eleitor, só fofoca.

Próximo Texto: Democracia radical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.