São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking estimula discussão, diz Telê

DA REPORTAGEM LOCAL

O ranking dos times de futebol elaborado pela Folha e divulgado no último domingo estimula a saudável rivalidade entre os torcedores clubes brasileiros.
Essa é a opinião de Telê Santana, atual coordenador técnico do Palmeiras, e um dos treinadores com mais títulos no país.
"O ranking é importante para o fã do futebol. Todo torcedor gosta de saber sobre os títulos do seu clube e de seus adversários", disse.
Telê, que dirigiu o São Paulo de 1990 a 1995, conseguiu dois títulos mundiais, dois sul-americanos, um brasileiro e dois paulistas à frente do clube.
"Vivemos uma grande fase, onde conseguimos diversos títulos. Isso ajudou o São Paulo a ter uma boa colocação no ranking."
O São Paulo é o terceiro colocado no ranking da Folha.
Ego
O presidente do Flamengo, Kleber Leite, diz ter ficado feliz com a primeira colocação de seu time no ranking. "É uma massagem no ego do rubro-negro."
O dirigente afirma que a posição do Flamengo no ranking pode servir como uma "alavanca" para os projetos do clube no próximo ano.
O principal deles é criar um shopping center no estádio da Gávea, que venderá, exclusivamente, produtos com a grife Flamengo.
"A loja do Barcelona, por exemplo, é a segunda maior fonte de renda do clube. Só perde para os direitos da TV, que na Espanha são milionários", disse.
Outro projeto de Leite é criar o sócio-torcedor. "Vamos criar uma estrutura para acompanhar o time em todo o país, credenciando os torcedores, que pagarão pequenas taxas", disse Leite.
Ele acha que esses dois recursos vão ser de vital importância para a manutenção do time de futebol.
O atual treinador do Flamengo, Júnior, participou dos quatro títulos brasileiros do clube.
"Equipe como aquela, da década de 80, dificilmente vai aparecer novamente. Não é todo dia que aparece um Zico, mas podemos continuar na liderança."
Parâmetro
O diretor de esportes da Parmalat, José Carlos Brunoro, acha que o ranking pode servir de parâmetro para futuros investimentos no esporte. A Parmalat é a patrocinadora do Palmeiras, o segundo colocado no ranking.
"O ranking premia as equipes que tiveram uma média de resultados. Para mim, não é apenas o título que tem valor. Também é muito importante acabar uma competição em segundo ou terceiro", disse Brunoro.
O dirigente acha que o critério usado pela Folha premia os clubes que mantêm um trabalho a longo prazo, que são os que mais ganham títulos.

Texto Anterior: Germânicas ; Germânicas 2 ; Germânicas 3
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.