São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Espírito natalino invade a Internet

JULIANA GARÇON
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Presentes abertos e estômago cheio do peru que sobrou de ontem. Já é hora de voltar ao computador, sem perder a ternura: o espírito natalino também toma conta da Internet.
São cerca de 200 mil páginas com a palavra Christmas (Natal), registradas pelo sistema de endereçamento e busca AltaVista. O pagão Carnaval tem só 20 mil endereços na rede mundial de computadores, segundo o mesmo sistema.
Há canções de Natal, orações, histórias contando as origens da festa e como ela é comemorada em diversos países.
Tudo o que você sempre quis saber sobre o Papai Noel e nunca teve coragem de perguntar também está nas páginas da Internet.
Você pode resolver dúvidas cruéis: Quais são os nomes das renas? Quantos duendes ajudam Papai Noel? O Bom Velhinho é politicamente correto?
Resposta imediata
Melhor ainda: dá para falar com o próprio Noel, usando sistemas de bate-papo ao vivo que estão disponíveis em algumas páginas. Você vai descobrir que ele fala inglês.
Em caso de timidez, escreva uma mensagem eletrônica. Papai Noel foi alistado por dezenas de home pages para responder, imediatamente, às mensagens eletrônicas.
Também é possível mandar um presente virtual a um amigo. Isso quer dizer enviar, por e-mail, um desenho ou foto.
Há páginas com atividades para crianças. Elas podem abrir pacotes com cliques ou imprimir cartões, entre outras brincadeiras.
As páginas brasileiras de Natal aparecem em pequeno número. O serviço brasileiro de busca Yaih? tem 183 registros da palavra Natal. Há receitas e correio para o Papai Noel em português.

LEIA MAIS sobre sites natalinos na pág. 5-7.

Próximo Texto: Rede estimula bons princípios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.