São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OEA pede proteção para 10 ameaçados de morte no RN

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) solicitou oficialmente ao governo brasileiro a proteção policial de dez pessoas ameaçadas de morte por um grupo de extermínio em Natal (RN).
A OEA atende a pedido da Human Rights Watch/Americas, maior entidade americana de direitos humanos, que acusa policiais civis daquele Estado de integrar grupo de extermínio chamado de "Meninos de Ouro".
Na petição encaminhada à OEA, que solicitava medida cautelar para proteger as pessoas ameaçadas, a Human Rights Watch diz que o grupo é responsável por 28 assassinatos -muitas das vítimas teriam sido mortas sumariamente.
Entre as pessoas ameaçadas de morte estão o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, seis promotores, um delegado de polícia e dois integrantes do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal.
Todas elas estão envolvidas na apuração dos crimes atribuídos ao "Meninos de Ouro". A entidade diz que o grupo é comandado por Maurílio Pinto de Medeiros, ex-secretário adjunto da Segurança Pública daquele Estado.
Medeiros foi afastado depois da morte, no último dia 20 de outubro, de Francisco Gilson Nogueira de Carvalho. Advogado e ativista de direitos humanos, Carvalho foi assassinado em Macaíba, próximo a Natal, com três tiros de fuzil.
Carvalho também atuava como assistente do Ministério Público nos processos dos crimes atribuídos ao "Meninos de Ouro". Um desses crimes ficou conhecido por "chacina de Mãe Luiza", em 95.
Mãe Luiza é um bairro pobre de Natal. Três pessoas, entre elas uma mulher grávida, foram mortas -outras quatro ficaram feridas.
Por causa desse crime, foi preso o policial Jorge Luis Fernandes, conhecido por "Jorge Abafador". Mas ele goza de prisão especial.
No dia da morte de Carvalho, o delegado Plácido Medeiros de Souza, responsável pelas investigações, constatou que "Abafador" não estava na prisão. Segundo Souza, ele havia saído um dia antes e só voltou um dia depois.
Grupos de direitos humanos de Natal suspeitam que "Abafador" seja um dos assassinos do advogado. Ao sair da prisão, na véspera do crime, ele estava acompanhado de Francisco Gomes de Souza, motorista do ex-secretário.
Depoimento escrito pelo delegado, anexado à petição enviada à OEA, diz que "Abafador" deixa a prisão constantemente. Em muitas ocasiões, saiu acompanhado de Maurílio Pinto Júnior, filho do ex-secretário Medeiros.
Por causa da investigação, o delegado foi ameaçado de morte.

Texto Anterior: Governo do RJ faz hoje leilão do Banerj
Próximo Texto: Governo apura a denúncia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.