São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem de Prata sai dos trilhos no Rio

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Uma falha na manutenção dos trilhos pode ter sido a causa do descarrilamento do Trem de Prata -que liga a Barra Funda (SP) à estação de Barão de Mauá (Leopoldina, na zona norte do Rio). O acidente ocorreu ontem de manhã, em Cavalcante (zona norte do Rio), a 50 km da estação final.
Segundo a empresa Trem de Prata, não houve feridos.
"Só pode ter ocorrido alargamento dos trilhos, provocado por alguma peça frouxa. Como a máquina é pesada, houve alargamento, e o trem parou no meio dos dormentes e deu aquela travada", disse Jerônimo Gil, superintendente operacional da empresa.
Segundo Gil, a manutenção dos trilhos é feita pela Flumitrens, e a checagem das composições, pela própria empresa Trem de Prata.
A Flumitrens vai inspecionar o trem para descobrir as causas do acidente. O laudo não tem prazo para ser concluído.
Às 6h15, quando houve o descarrilamento, a maioria dos 54 passageiros do Trem de Prata dormia. Alguns comiam.
"O trem vinha a uma velocidade de cerca de 60 km/h e deu uma freada brusca. Mas os passageiros que tomavam café da manhã nem perceberam que se tratava de descarrilamento", afirmou Gil.
"Não deu para sentir nada. Não houve pânico. Foi só uma freada. Quando saímos é que vimos que outras composições estavam um pouco inclinadas. O único problema foi o atraso. Mas eles providenciaram o transporte até a estação", afirmou o bancário Ricardo Nascimento, que viajou no Trem de Prata com a mulher, Bernadete, e os dois filhos, Camila e Felipe.
O trem saiu de São Paulo às 20h15 de anteontem. A previsão era que chegasse à estação da Leopoldina por volta das 6h40.
Com o acidente, os passageiros foram transportados em dois ônibus -providenciados pela Trem de Prata- e só chegaram à estação Barão de Mauá por volta das 9h.
Cada pessoa pagou R$ 120 pela passagem de trem, que dá direito a jantar e café da manhã.
O trem ficou parado na estação de Barão de Mauá durante todo o dia. Segundo a Superintendência Operacional, a linha São Paulo-Rio funcionaria normalmente, com saída prevista para as 20h30. Mas a Rio-São Paulo não sairia. A previsão era que essa linha voltaria a funcionar hoje ou amanhã.
O Trem de Prata tem quatro composições e capacidade para 76 passageiros. As composições percorrem os 516 km de trilhos em cerca de nove horas de viagem.

A colunista Barbara Gancia, que escreve neste espaço às quartas e sextas, está de férias.

Texto Anterior: Enseada terá sinalização antiesgoto
Próximo Texto: Acidentes matam sete pessoas de 2 famílias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.