São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
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Venda é recorde, mas estoque é alto

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio termina o ano comemorando o melhor Natal dos anos 90. Grandes redes de lojas bateram recordes de venda e lucro neste mês e no ano. O único problema são os estoques -ainda altos.
Economistas da Associação Comercial de São Paulo discordam que este tenha sido o melhor Natal da década, mas os próprios números fornecidos pela entidade comprovam que este Natal foi gordo.
O número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) -termômetro das vendas a prazo- do dia 1º ao 24 deste mês foi 15,23% maior do que o de dezembro de 1994 (considerado o melhor Natal pela entidade) e 10,36% maior do que o mesmo mês de 95.
Lojas Cem, Arapuã, Magazine Luiza e G. Aronson informam que nunca faturaram e lucraram tanto. Apesar disso, serão bem cautelosas na hora de repor mercadorias.
A Lojas Cem, rede com 62 lojas, fecha o ano com faturamento próximo de R$ 480 milhões -20% maior do que o do ano passado- e lucro de R$ 26,4 milhões -10% maior do que o de 1995.
"Esse Natal foi o melhor da história da empresa", diz Natale Dalla Vecchia, diretor, para quem esse desempenho se deve sobretudo ao crediário de longo prazo.
Ele conta que, na última segunda-feira, a rede de lojas registrou faturamento recorde em um único dia, de R$ 4,8 milhões.
Apesar das vendas, a Cem vira o ano com estoque de R$ 60 milhões. Em 95, o valor era inferior a R$ 40 milhões. "Vamos repor só o necessário", diz Dalla Vecchia.
O Magazine Luiza deve faturar neste ano R$ 335 milhões -8% mais do que em 95. O lucro também será maior, diz Luiza Helena Trajano Rodrigues, diretora.
Só neste mês, o faturamento da empresa aumentou 25% sobre o de igual período de 1995. A rede esperava crescimento de 20%.
Na G. Aronson, o aquecimento nas vendas para o Natal foi sentido a partir do dia 21 de dezembro, mas animou Girsz Aronson, proprietário. "O Papai Noel resolveu me visitar na última hora", diz ele, que esperava vender neste mês o mesmo que em dezembro de 95, mas vai faturar 20% mais.
A receita da empresa neste ano deve bater em R$ 300 milhões -30% mais que no ano passado.
A Arapuã também termina 1996 com o maior faturamento da sua história -de R$ 2 bilhões.

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