São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Caribe constrói seu 'paraíso da bola'

DANILO VALENTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Conhecido por suas praias e ilhas paradisíacas, o Caribe ganhará, a partir de setembro do próximo ano, um Centro de Treinamento "dos sonhos" para abrigar as seleções da Concacaf, que ainda buscam um lugar de destaque no cenário do futebol mundial.
A entidade que dirige o esporte nas Américas do Norte e Central, além do Caribe, já está construindo em Trinidad e Tobago, com o apoio da Fifa, esse espaço que servirá para preparar os times em épocas de grandes competições.
Os custos do projeto estão sendo divididos, e a Concacaf ainda procura um grupo privado para colaborar.
Segundo o diretor técnico da Concacaf, Marcos Falopa, 47, único brasileiro que trabalha na entidade, o CT caribenho terá três campos de tamanho oficial, ginásios e quadras poliesportivas, para a prática do futsal.
Um dos campos já está funcionando, mas ainda faltam alguns detalhes para que o complexo possa ser inaugurado com alojamentos, restaurante e departamento médico, nos moldes dos CTs europeus.
"A intenção é montar uma infra-estrutura capaz de abrigar delegações de países emergentes no futebol, como Costa Rica, Jamaica e Canadá, para que elas possam desenvolver suas equipes", disse Falopa.
Para o dirigente, com o CT, as federações da região devem investir mais nas categorias de base, dando oportunidade aos jogadores jovens.
"Precisamos incentivar os garotos para que eles possam jogar o futebol de maneira profissional, como no resto do mundo."
Intercâmbio
O trabalho de Falopa, que mora em Trinidad e Tobago, sede da Concacaf, é passar conhecimento para os dirigentes e treinadores das diversas seleções.
Ele procura fazer isso ministrando congressos técnicos em todos os países da região.
"No meio deste ano também fizemos alguns trabalhos com o Telê Santana (atual técnico do Palmeiras), que nos passou informações muito importantes", disse.
Evolução
A divulgação conquistada pelas seleções da Concacaf tem agradado ao diretor técnico da entidade.
A fase classificatória das eliminatórias para a Copa da França, em 1998, terminou no último domingo e definiu as seis equipes classificadas para o hexagonal final (EUA, Jamaica, Canadá, El Salvador, Costa Rica e México).
Apenas três desses países representarão a Concacaf no Mundial.
Os jogos voltarão a ser disputados a partir de fevereiro do próximo ano, com todos os seis times classificados se enfrentando.

Próximo Texto: Saiba o que é a Concacaf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.