São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Rédea curta; Isolamento premeditado; Conversa para boi dormir; Aposta arriscada; Público e privado; Jogo de cena; Matemática brasiliense; Vaidade baiana; Aumentando o preço; Plantão federal; Crime em descanso; Sob suspeita; Causa própria; Cordão de isolamento; Algo em comum; Marcação cerrada

Rédea curta
Presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães já sabe que não deve conseguir votar a emenda da reeleição na comissão especial em 8 de janeiro. Mas deixará a data marcada para fazer pressão sobre os partidos aliados, especialmente o PMDB.

Isolamento premeditado
Um amigo do casal presidencial diz que Ruth Cardoso, avessa à imprensa, adorou e incentivou FHC a optar por passar o réveillon em Fernando de Noronha (PE). "A Ruth não quer saber de agitação", conta o tucano.

Conversa para boi dormir
Em áreas próximas a FHC, avalia-se que o plebiscito sobre reeleição equivaleria a "suprimir" uma atribuição legítima do Congresso. E que o recurso poderia virar moda e receita para qualquer assunto polêmico.

Aposta arriscada
Tucanos paulistas dizem que José Aníbal deve entrar no secretariado de Covas em boa hora. Se o governo melhorar, recebe os louros e sai fortalecido na sucessão em 98. Se a gestão continuar como está, não será culpa sua.

Público e privado
Franco Montoro (SP) disse a líderes tucanos que não será obstáculo à composição para eleger ACM presidente do Senado. Suas críticas ao cacique pefelista são estritamente pessoais.

Jogo de cena
Na avaliação de dirigentes tucanos, a bancada do PSDB na Câmara já "assimilou" que a retirada da candidatura Wilson Campos é imprescindível para garantir a estabilidade da base de sustentação política do governo.

Matemática brasiliense
Os inimigos da reeleição de FHC acreditam ter o apoio de 10 dos 85 deputados do PSDB.

Vaidade baiana
Luís Eduardo Magalhães (PFL) pressionou para que o processo de cassação de Marquinho Chedid (PSD-SP) entrasse na convocação extraordinária. Achou que ficaria mal deixar a presidência da Câmara sem resolvê-lo.

Aumentando o preço
Embora acompanhe atentamente a movimentação do Planalto, o PMDB do Senado finge ignorar os sinais de oficialismo da candidatura ACM à presidência da Casa. Essa ala do partido acha que é a melhor estratégia.

Plantão federal
O ministro Clóvis Carvalho (Casa Civil) responde pela Secretaria Geral da Presidência até o dia 3 de janeiro. Eduardo Jorge tirou folga no período.

Crime em descanso
Entidades de direitos humanos do Rio Grande do Norte dizem que está parado o inquérito policial que apura o assassinato do advogado e ativista Gilson de Carvalho. O delegado que cuida da investigação saiu de férias.

Sob suspeita
Lançado com pré-candidato do PFL ao governo paulista em recente reunião, Antônio Cabrera ainda não ganhou a confiança da direção nacional do partido. "Ele está em liberdade vigiada", diz um cacique pefelista.

Causa própria
Para o presidente da Apeop, que reúne empreiteiros paulistas, Paulo Godoy, Covas deveria permitir a transformação da dívida do Estado com o setor (R$ 3 bi) em papéis que pudessem ser usados nas privatizações.

Cordão de isolamento
O controle da revista "Teoria e Debate", do PT, vai passar para Fundação Perseu Abramo. O objetivo é tentar tirá-la do meio das lutas internas do partido. A esquerda petista não gostou.

Algo em comum
Marta Suplicy (PT-SP) apresentou projeto criando o Prêmio Madre Cristina de Direitos Humanos, que seria concedido pela Câmara. José Serra (PSDB-SP) já disse a amigos que a religiosa, ligada à PUC-SP, é a sua "guru".

Marcação cerrada
Michel Temer (PMDB) ligou ontem para conversar sobre sua candidatura à presidência da Câmara com um deputado. Ouviu um pedido para que intercedesse em favor da liberação de verbas de irrigação para a região.

TIROTEIO
De João Natal (PMDB-GO), sobre o PSDB sugerir que o líder Michel Temer (PMDB), candidato a presidente da Câmara, interceda na bancada de senadores do partido em favor da candidatura de ACM (PFL) no Senado:
- Isso é de uma inexperiência política atroz. É coisa de aprendiz de vereador.

Próximo Texto: Muito barulho por nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.