São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte tem 'cadeira cativa' nos Jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

O vôlei de praia se transformou definitivamente em um esporte oficial dos Jogos Olímpicos.
Em reunião realizada no dia 17 de novembro último em Cancún, México, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu incluir o vôlei de praia como modalidade permanente das Olimpíadas.
A decisão foi referendada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A entidade confirmou que, a partir de Sydney-2000, o torneio de vôlei de praia estará presente em todas as Olimpíadas.
"Acho que a decisão foi acertada e ela aconteceu pelo sucesso que o torneio de vôlei de praia teve em Atlanta", disse à Folha, por telefone, Jackie Silva, medalha de ouro com a parceira Sandra.
O COI e a FIVB aprovaram o sistema de disputa dos torneios masculino e feminino em Sydney.
Serão 32 duplas formadas por homens e 24, por mulheres. Para participar da Olimpíada, as duplas deverão disputar o Circuito Mundial promovido pela FIVB.
As melhores do ranking mundial estarão classificadas para a disputa olímpica ou por meio de indicação das respectivas federações nacionais, com a aprovação dos comitês olímpicos de cada país.
Tanto o COI quanto a FIVB acordaram que a arena da disputa principal deverá ter capacidade para receber 10 mil pessoas, com a arena secundária preparada para receber 5.000 pessoas.
Em 97, a FIVB promove uma visita de inspeção à praia de Bondi, em Sydney, candidata a abrigar os torneios masculino e feminino.
"Bondi se parece muito com as praias brasileiras", disse Franco, que disputou o torneio de vôlei de praia em Atlanta com o parceiro Roberto Lopes. Segundo ele, a areia branca e o clima quente devem favorecer os brasileiros.

Texto Anterior: Corinthians faz proposta por Lúcio
Próximo Texto: Brasil enfrenta Canadá no quatro contra quatro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.