São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jagunços substituem 'Xica' na Manchete

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O romance "O Dente de Ouro", do modernista Menotti Del Picchia (1892-1988), será a base da próxima novela da Manchete.
A produção -que ainda não tem título- vai substituir "Xica da Silva", no final de abril ou começo de maio. A decisão foi tomada segunda-feira, em reunião da cúpula da Rede Manchete, no Rio.
"A novela vai levantar o universo das mulheres que viveram com os cangaceiros, nos anos 20, mostrando como a feminilidade existia num ambiente tão rude", disse Walter Avancini, diretor de teledramaturgia da Manchete.
Avancini, que vai assinar a direção, também será co-autor da novela. Ele dividirá o texto com o novato Carlos Alberto Raton e com o alagoano Tairone Feitosa.
Segundo Avancini, um referencial para a novela é a minissérie "Grande Sertão: Veredas", que ele dirigiu em 1985, na Rede Globo.
A minissérie -adaptada do romance de Guimarães Rosa- contava a história do jagunço Riobaldo (Tony Ramos) e sua paixão por Diadorim (Bruna Lombardi).
O romance do paulista Del Picchia -famoso pelo livro "Juca Mulato"- servirá apenas de inspiração para a nova novela.
"O Dente de Ouro" -publicado originalmente em folhetim no "Jornal do Brasil", em 1923- conta a história do cangaceiro Dente de Ouro e de um delegado e do amor desses homens pela mesma mulher, no interior do Brasil.
Os personagens, na trama, serão contemporâneos do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, e se passará nas caatingas do Nordeste. Segundo Avancini, Lampião vai aparecer como "pano de fundo".
Em janeiro, devem ficar prontos a sinopse da novela e o perfil dos personagens.
O elenco, segundo Avancini, ainda não foi discutido.
A Manchete já trabalha para as primeiras locações externas da produção. No final de fevereiro, segundo Avancini, técnicos e atores devem se deslocar para a região de Paulo Afonso, na Bahia, para as gravações das primeiras cenas.

Texto Anterior: Memorial lança poemas de Creeley
Próximo Texto: Bruna e Streisand discutem o belo e o feio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.