São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996 |
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Federais 'privatizadas' já são 4
MAURO TAGLIAFERRI
Operam em regime de concessão a ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói), a BR-040 (Rio-Juiz de Fora), a BR-116 (Rio-Além Paraíba) e a Presidente Dutra (Rio-São Paulo). A BR-290 (Osório-Porto Alegre) já teve a licitação realizada, mas houve contestação na Justiça do Rio Grande do Sul. Relatório do Programa de Concessões de Rodovias Federais (Procrofe) mostra que o DNER encara a iniciativa como uma das formas de se contornar os problemas de conservação da malha rodoviária brasileira. Entre as ações que o órgão defende está "o enxugamento da malha federal, passando para os Estados e municípios as rodovias de interesse regional ou local". Também aparecem "a concessão à iniciativa privada da exploração dos trechos que apresentem viabilidade técnica, econômica e financeira para tal" e a criação de um fundo de transportes. O texto do documento afirma que a concessão é a medida de resultados mais concretos, mas que ela não pode ser encarada como a solução definitiva para os problemas das estradas. "Ela contemplará apenas os trechos com tráfego de veículos suficiente para gerar os recursos à sua recuperação, manutenção e operação", considera o relatório. (MT) Texto Anterior: SP terá mais 44 pedágios até 2000 Próximo Texto: Ida a BH pode demorar o dobro Índice |
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