São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996 |
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Viagem ao litoral norte expõe motoristas a riscos
MAURO TAGLIAFERRI
Pôde, assim, comparar uma das melhores estradas paulistas, a Ayrton Senna, a uma das piores, a Oswaldo Cruz. Ligando São Paulo a Jacareí, no Vale do Paraíba, a Ayrton Senna é uma estrada em boas condições. O asfalto não apresenta buracos e há, no mínimo, duas pistas em cada sentido. A estrada ainda possui telefones de emergência a cada quilômetro e é bem policiada. Por conta de sua boa conservação, o maior risco na Ayrton Senna é o excesso de velocidade -que provoca a maioria dos acidentes na estrada. A polícia orienta os motoristas a não ultrapassar o limite de 100 km/h. Drama Se a viagem pela Ayrton Senna é tranquila, a situação da Oswaldo Cruz é dramática. A via de ligação entre Taubaté (Vale do Paraíba) e Ubatuba se trata de uma estrada de concepção antiga, com pista única e sinuosa. Logo na altura do km 5, um primeiro ponto crítico: uma ponte com a estrutura abalada só permite a passagem de veículos pesados pela pista de descida ao litoral. Assim, caminhões e ônibus que viajam em direção a Taubaté invadem a faixa contrária, na contramão, para atravessar a ponte. Ao longo do trajeto, a reportagem ainda encontrou placas de sinalização cobertas pelo mato, enferrujadas ou danificadas, falta de indicação de quilometragem no início da estrada e trechos sem acostamento nos dois sentidos. Ainda no trecho de planalto, há obras, com máquinas na pista, na altura do km 46. Parte da pista ruiu nos km 51 e 65. A partir do km 70, o asfalto piora e há regiões sujeitas a queda de barreiras. Na serra, a rodovia praticamente se transforma numa trilha, com vista privilegiada do litoral, mas com perigo ao motorista. A maioria das curvas é fechada, e a velocidade máxima é de 20 km/h. Os trabalhos devem seguir até maio. A rodovia conta com serviço de conservação terceirizado, orçado em US$ 400 mil por ano. (MT) Texto Anterior: Litorâreas associam modernidade a atraso Próximo Texto: Dutra terá 'espionagem eletrônica' em 97 Índice |
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