São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor passa por reestruturação

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de franchising passou por mudanças em 1996. A palavra reestruturação foi a tônica de várias redes.
"Franchising é um sistema de fazer negócios, não um milagre. E sua capacidade de resistência às dificuldades não poderia ser elástica", afirma Fábio Paiva Guimarães, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Paiva diz que, neste ano, o sistema viveu redefinições e realinhamentos como os demais segmentos da economia, ao contrário do que vinha ocorrendo com as franquias nos últimos dez anos.
"A nova realidade econômica obrigou as redes a desenvolver um esforço de profissionalização, repensar a operação e a estratégia, trabalhar com margens mais baixas e enxugar estruturas."
Segundo ele, alguns empresários, sem condições de promover os ajustes, estão deixando o setor.
Maturidade
Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising, diz que o setor está amadurecendo com a reestruturação e fechamento de algumas redes.
"A infância do franchising foi da criação da ABF, em 87, até o início dos anos 90. Daí até 95, vivemos a adolescência. E em 96, está começando a maturidade."
Segundo o consultor, o segmento irá assistir, daqui para a frente, a uma onda de fusões e aquisições, como ocorreu neste ano com a rede Bob's, que comprou a Big Burguer.

Texto Anterior: Internacionais buscam mercado
Próximo Texto: Empresário aposta no sistema de franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.