São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série da Cultura analisa Guerra Fria

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cultura prepara uma minissérie sobre as várias faces da Guerra Fria. Com abordagem histórica, crítica e panorâmica, a proposta é mostrar como a Guerra Fria afetou as esferas da cultura, ciência, tecnologia e relação entre países.
"Não se trata de um fato histórico já enterrado pelo tempo. A Guerra Fria moldou a percepção que temos do mundo de hoje", diz José Arbex Jr, autor do texto-base do programa e autor do livro "Guerra Fria - Terror de Estado, Política e Cultura", que será lançado no início de 97.
Com 14 capítulos, de 30 minutos cada, o documentário "Guerra Fria" ainda não tem data para ir ao ar. Está programado para o primeiro semestre de 97, com apresentação de Heródoto Barbeiro (do programa "Opinião Nacional").
"O projeto cobre uma falha na educação. Precisamos trabalhar mais a História de uma forma analítica e não meramente factual", afirma Nádia Hatori, 50, chefe do departamento de programas educacionais da Cultura.
Com narração em off, a minissérie contará com imagens históricas de arquivo -extraídas principalmente do documentário britânico "Stopwatch".
A equipe de produção está colhendo depoimentos de intelectuais, professores e jornalistas para complementar a exposição de idéias. "Vamos mostrar qual o lugar ocupado pelo Brasil nesse fantástico tabuleiro de xadrez em que foi transformado o mundo", conta Arbex.
Guerra Fria foi a ordem internacional estabelecida após a Segunda Guerra Mundial. Caracterizou-se pela bipolarização entre EUA (capitalismo) e URSS (socialismo).
(EG)

Texto Anterior: Luiz Carlos Prestes é tema de especial
Próximo Texto: Produtores de cinema lançam canal em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.