São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Censurada no Brasil, 'Roque' estreou nos EUA

DIAS GOMES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Escrita para o teatro em 1963 e batizada inicialmente de "O Berço do Herói", foi proibida na mesma noite da estréia, dois anos depois.
Teve a duvidosa glória de ser a primeira das mais de 300 peças proibidas pela ditadura. Está atualmente em cena no Teatro João Caetano do Rio de Janeiro.
Uma tentativa de levá-la ao cinema, no mesmo ano de 1965 (cheguei a escrever o roteiro), foi também abortada pela Censura Federal.
"Digam ao Dias Gomes que pode tirar o seu cavalinho da chuva. Enquanto nós militares mandarmos no país essa peça não será encenada", foi o recado que recebi do general Riograndino Kruel, então chefe da Polícia Federal, ou coisa que o valha.
Dez anos depois, os militares ainda mandavam no país, mesmo assim decidi adaptá-la para a televisão, embora o texto teatral continuasse interditado. É evidente que procurei burlar a censura, dando-lhe outro título, trocando os nomes de quase todos os personagens, além de suprimir o fator decisivo da proibição: o protagonista deixava de ser um ex-pracinha para ser um santeiro.
Com essas alterações e o acréscimo de algumas tramas paralelas, achava eu que ninguém iria ligar a novela à peça. No entanto, a novela também foi proibida, quando eu já tinha mais de 50 capítulos escritos.
Na época, não ficaram claras as razões da proibição. Só muito mais tarde, quando foram abertos os arquivos do SNI (o extinto Serviço Nacional de Informação), veio a público o que ocorrera.
O SNI grampeara o telefone do historiador Nelson Werneck Sodré e gravara um telefonema meu para ele. Nesse telefonema eu lhe confidenciava inadvertidamente que a novela "Roque Santeiro", ou melhor, "A Fabulosa História de Roque Santeiro e Sua Fogosa Viúva, a que Era sem Nunca Ter Sido", era uma adaptação disfarçada de "O Berço do Herói". A gravação não omitia nem mesmo as gargalhadas que eu e Nelson dávamos em seguida.
Proibida no Brasil, a peça teve sua estréia mundial nos Estados Unidos, em 1976.
Mais de dez anos se passaram e, em 1985, já com o país em processo de democratização, a novela foi finalmente liberada, sem alterar uma vírgula. E ninguém entendeu por que ela havia sido proibida.

Texto Anterior: "Beto Rockfeller' revolucionou a TV'
Próximo Texto: QUEM VOTOU EM QUEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.