São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trailer é boa opção contra a rotina

Viagem integra a família

LÚCIA KARAM
DA REDAÇÃO

É possível viajar levando o conforto de uma casa, sem gastar muito e ter de passar pela cansativa rotina de fazer e desfazer malas a cada troca de hotel.
Essa é a filosofia de vida dos amantes dos trailers e dos motorhomes -verdadeiras residências sobre rodas.
"O nosso lema é não ter pressa". Quem dá a dica é o bancário Sérgio Parede, 51.
Campista desde 75, Parede já passou por inúmeras experiências e teve até seu trailer arrastado por uma enchente.
Hoje, tem um motorhome Cisne -"uma casa motorizada"-, que utiliza para viajar com toda a família.
América do Sul em 30 dias
O engenheiro Eduardo Luis Smith, 44, que tem um trailer, conta com a colaboração dos caminhoneiros em suas viagens. "Quando bate o cansaço, paro em um posto de combustível, ao lado dos caminhões."
Para Smith, solidariedade é o ponto forte de quem viaja com trailer. "É realmente impressionante o espírito campestre e a colaboração que existe", conta.
Smith faz questão de integrar a família às aventuras. Com a mulher e os três filhos, de 6, 14 e 18 anos, já percorreu a América do Sul em 30 dias.
Hotel, horários e normas estão fora dos planos dessa turma.
"Já chega a rotina do dia-a-dia. No trailer, procuro nem saber as horas", conta a bancária Regina Felipelli.
Junto com o marido, o representante comercial Orlando Felipelli, e os filhos Rafael, 14, Renata, 15, e Eduardo, 17, Regina não abre mão de seu trailer.
"O ideal é fazer um planejamento dos pontos onde é melhor parar, mas nunca definir com antecedência quanto tempo ficar."
A próxima viagem da família será repetir o último passeio que fizeram, de São Paulo à Bahia.
"As dificuldades, o medo de parar numa estrada à noite, a limpeza do trailer, tudo isso integra a família", conta a dentista Lilian Licati, 37, que viaja com o marido, Walter Licati, 42, e as filhas, Larissa, 10, e Taissa, 12.
"É uma opção de vida", diz o empresário José Carlos Casarejos, 46. Casarejos tem um motorhome Scheid, de 13 metros, que faz 5 km/litro (diesel).
O empresário acampa desde que casou. Já teve barraca e trailer antes do motorhome. Seus filhos, Diego, 9, e Aline, 11, já nasceram curtindo as viagens -já foram ao Nordeste e ao Sul.
Na estrada, Casarejos também procura contar com a valiosa ajuda dos caminhoneiros. "O único inconveniente é que eles acordam muito cedo. Temos de madrugar também para segui-los."

Texto Anterior: Tudo sobre o carro
Próximo Texto: Veículo acomoda de 4 a 8 pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.