São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O mentiroso

FRANCESC PETIT

Mentir está na moda.Quando era garoto, a primeira coisa que me ensinaram era não mentir; e depois, na escola, a mentira era severamente castigada.
Nos primeiros ensinamentos do catolicismo aprendi os sete pecados capitais, sendo um deles a "'mentira".
Assim, com o decorrer dos anos, a mentira ficou como algo terrível e mortal, inimiga das criaturas decentes que acreditam na moral e na ética.
Infelizmente, esses valores ruíram, por culpa, sobretudo, do descrédito em que caiu a religião católica. A compostura foi substituída pelo deboche, pelo escárnio.
Alto-falantes
Assim, a mentira e os mentirosos se proliferaram. As pessoas mentem com a maior tranquilidade, sem nenhum remorso, sejam políticos, empresários, jornalistas, artistas, escritores, esportistas, religiosos, garçons ou arquitetos. Até os alto-falantes dos aeroportos mentem.
Em todos os segmentos da sociedade a mentira é praticada normalmente.
É claro que não são todos que mentem, ainda existem pessoas que têm um alto sentido de ética e de moral e que sabem muito bem a gravidade da mentira como um verdadeiro crime, tão grave como os outros que são severamente punidos pela Justiça.
Como não poderia deixar de ser, muitos publicitários também mentem. Uns contam mentirinhas para fazer graça, outros contam grandes mentiras. Alguns até inventaram as mentiras criativas, e há quem minta como postura profissional.
A "mentira" não tem importância, o fundamental são os resultados, os objetivos.
Globalização
A mentira não é apenas um mal do homem, a mentira em si é uma doença grave, "mitomania" que corrói os indivíduos, que destrói famílias, conceitos, projetos, empresas e nações.
A última grande mentira inventada pelos espertos e vorazes é a tal da "globalização". Que mentira, meu Deus! O assustador é que muitas pessoas inteligentes estão comprando essa idéia a título de modernização.
Quem sabe um dia os defensores da verdade possam vencer essa terrível doença que é a "mentira". Não esqueçam as palavras divinas: "Deus castiga".

Texto Anterior: Unibanco vai emitir ADR
Próximo Texto: Mudanças nas lojas "duty free"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.