São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996 |
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Cafezinho em lojas de departamento
MARCELO CHERTO A J.C. Penney, tradicional rede americana de lojas de departamento, com mais de um século de vida, e a organização The Coffee Group uniram seus esforços para lançar uma nova oportunidade de franquia, que deverá ser um sucesso: balcões JC JAVA para venda de cafezinho e itens correlatos, instalados dentro das mais de 1.200 lojas J.C. Penney espalhadas por todos os cantos dos EUA.O negócio de venda de café de alta qualidade (specialty coffee), seja em pó, em grão, ou já pronto para consumo imediato, vem crescendo, naquele país, a um ritmo nunca imaginado. Em 1990 havia apenas 200 pontos-de-venda desses artigos operando em território americano. Hoje, já são mais de 5.500! E a Specialty Coffee Association of America prevê que, até o ano 2000 (que está logo ali, virando a esquina), serão mais de 10 mil! Como no Brasil, onde o negócio de café especial também vem prosperando (especialmente depois que as autoridades acabaram com aquela bobagem de achar que o cafezinho precisa ser tabelado... o que estimulava a rapaziada do ramo a só vender café de má qualidade, já que tanto um café ótimo quanto um péssimo tinham de ser vendidos pelo mesmo preço), o sucesso de uma franquia desse tipo depende muito de sua localização. Aqui e nos EUA, cafezinho é item de consumo por impulso. E, portanto, o ponto de venda precisa estar situado onde passe muita gente a pé. Por isso, faz todo o sentido do mundo a aliança do The Coffee Group com a J.C. Penney, já que as lojas de departamento oferecem exatamente essa vantagem: um montão de pedestres predispostos ao consumo. Pelo contrato firmado entre as duas, serão instalados inicialmente 60 balcões ou coffee-shops em 1997, os quais serão locados a franqueados, que deverão operá-los estritamente de acordo com os padrões ditados pelo The Coffee Group. A primeira dessas unidades já está em obras, na loja J.C. Penney existente no shopping The Meadows, em Las Vegas. Se o conceito der certo, serão implantadas mais 800 franquias do gênero. Texto Anterior: A cegueira do capitalismo Próximo Texto: Emergentes compram mais importados Índice |
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