São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cafezinho em lojas de departamento

MARCELO CHERTO

A J.C. Penney, tradicional rede americana de lojas de departamento, com mais de um século de vida, e a organização The Coffee Group uniram seus esforços para lançar uma nova oportunidade de franquia, que deverá ser um sucesso: balcões JC JAVA para venda de cafezinho e itens correlatos, instalados dentro das mais de 1.200 lojas J.C. Penney espalhadas por todos os cantos dos EUA.
O negócio de venda de café de alta qualidade (specialty coffee), seja em pó, em grão, ou já pronto para consumo imediato, vem crescendo, naquele país, a um ritmo nunca imaginado.
Em 1990 havia apenas 200 pontos-de-venda desses artigos operando em território americano. Hoje, já são mais de 5.500! E a Specialty Coffee Association of America prevê que, até o ano 2000 (que está logo ali, virando a esquina), serão mais de 10 mil!
Como no Brasil, onde o negócio de café especial também vem prosperando (especialmente depois que as autoridades acabaram com aquela bobagem de achar que o cafezinho precisa ser tabelado... o que estimulava a rapaziada do ramo a só vender café de má qualidade, já que tanto um café ótimo quanto um péssimo tinham de ser vendidos pelo mesmo preço), o sucesso de uma franquia desse tipo depende muito de sua localização.
Aqui e nos EUA, cafezinho é item de consumo por impulso. E, portanto, o ponto de venda precisa estar situado onde passe muita gente a pé.
Por isso, faz todo o sentido do mundo a aliança do The Coffee Group com a J.C. Penney, já que as lojas de departamento oferecem exatamente essa vantagem: um montão de pedestres predispostos ao consumo.
Pelo contrato firmado entre as duas, serão instalados inicialmente 60 balcões ou coffee-shops em 1997, os quais serão locados a franqueados, que deverão operá-los estritamente de acordo com os padrões ditados pelo The Coffee Group.
A primeira dessas unidades já está em obras, na loja J.C. Penney existente no shopping The Meadows, em Las Vegas. Se o conceito der certo, serão implantadas mais 800 franquias do gênero.

Texto Anterior: A cegueira do capitalismo
Próximo Texto: Emergentes compram mais importados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.