São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças podem levar à morte

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O esgoto misturado à água do mar pode conter microorganismos causadores de doenças que até levam à morte.
A ingestão de água contaminada pode provocar febre tifóide. A bactéria causadora da doença, se não extirpada com antibióticos, perfura o intestino, segundo a gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb, Petra Sanchez.
Há também risco de contaminação pelos vírus das hepatites A e E. O segundo tipo pode matar o feto se contraído por mulheres grávidas de até três meses.
Já a ingestão do protozoário Cryptosporidium causa disenteria aguda, com riscos às pessoas com o sistema imunológico debilitado, como portadores do vírus da Aids.
Outras doenças, como a shigelose (diarréia com eliminação de sangue e muco), e mal-estares (cólicas, vômitos, febres) também podem acontecer por ingestão ou respiração de água contaminada pelo esgoto.
Mas, não é só. Segundo Sanchez, apenas o contato com a água comprometida pode levar a adoecer. Bactérias presentes no esgoto provocam infecções no ouvido e na pele, com o surgimento de brotoejas e urticárias.
Outra bactéria provoca o impetigo (feridas com pus), caso entre no organismo por um corte na pele.
Entre as verminoses , o bicho geográfico e a esquistossomose são mais comuns. Ambas as doenças, porém, não são contraídas no mar, mas na praia ou em poças com água contaminada.
(MT)

Texto Anterior: Piora poluição em três praias do Guarujá
Próximo Texto: Morador de Praia Grande se 'vinga' de vizinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.