São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Aids humana se manifesta em macaco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas dos EUA anunciaram ontem o primeiro caso de Aids humana em macaco dez anos após o animal ter sido infectado com o vírus HIV, causador da doença.
Os resultados foram apresentados na 3ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, realizada em Washington (EUA).
Até o anúncio, só se tinha notícia de que macacos poderiam apresentar uma síndrome similar à Aids, transmitida pelo vírus SIV (sigla para "vírus de imunodeficiência em símios"). O SIV e o HIV são vírus diferentes, de uma mesma classe (a dos retrovírus).
O macaco faz parte de um grupo de 11 chimpanzés infectados intencionalmente com o vírus por pesquisadores do Centro Regional Yerkes de Pesquisas de Primatas.
O experimento foi feito entre 1984 e 1986. Segundo os cientistas, o objetivo era encontrar um animal que pudesse ser usado como modelo para a progressão da doença e substituísse o homem em testes de drogas contra o vírus (chimpanzé e homem compartilham 98% do material genético).
Até 1993 o animal apresentou pouca variação nos níveis de um tipo de células de defesa que são o alvo preferencial do HIV (CD4).
Mas, a partir de 95, a queda nos níveis de CD4 começou a se acelerar, e o macaco passou a ter sintomas como diarréia crônica e pneumonia, indícios da Aids.
Para Marc Girard, do Instituto Pasteur (França), o chimpanzé pode não ser um bom modelo para experimentos, porque o tempo de evolução da doença foi semelhante ao do homem. "O chimpanzé é raro e caro. Dez anos de experimento é muito tempo", disse.
Outro chimpanzé foi infectado com outro tipo de vírus HIV, mas não desenvolveu a doença. Entretanto, após ter recebido transfusão de sangue do primeiro macaco em agosto, já começou a desenvolver os primeiros sintomas da Aids.
No mesmo congresso, uma equipe dos EUA disse ter infectado outra espécie de macacos com um vírus modificado batizado SHIV (sigla para "vírus da imunodeficiência humana e de símios').
Os macacos desemvolveram a doença em um ano

Texto Anterior: Empresa nega irregularidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.