São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navio Seabourn Spirit é pequeno notável

EDSON FRANCO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

É o que se pode chamar de pequeno notável. Trata-se do Seabourn Spirit, navio de cruzeiro que atracou no porto do Rio de Janeiro, na semana passada.
Sem tentar concorrer com outras verdadeiras cidades flutuantes, o Seabourn pesa 10 mil toneladas e tem capacidade para 220 exclusivos passageiros.
E a exclusividade desses passageiros está garantida por diárias que não deixam dúvida sobre o público alvo do navio.
Por exemplo: quem embarcou no porto do Rio de Janeiro, no dia 25 do mês passado, pagou US$ 21.590 por 19 dias de cruzeiro até Valparaiso no Chile.
E esse é o preço na cabine mais simples do navio.
Mas, se você é habitué em cruzeiros marítimos, esqueça seus conceitos de simplicidade ao embarcar no Seabourn Spirit.
A cabine do tipo "A" -a mais barata- tem quarto, sala, toalete com banheira e vestiário. Tudo muito bem distribuído em 26 m2 de área. Maior que muita kitchenette por aí.
Os demais compartimentos do navio são bem menores do que aqueles encontrados em embarcações de cruzeiro, como o Sagafjord, por exemplo.
Isso se deve ao espaço ocupado pelas cabines e ao tamanho da embarcação, que é um transatlântico de 10 mil toneladas.
Piscinas, cassino, boates, restaurantes, salão de ginástica, biblioteca, tudo tem dimensões reduzidas, mas esses compartimentos dão conta da capacidade máxima de 220 passageiros do navio.
Mas o melhor da embarcação é uma marina que ele traz em sua popa. De lá, os passageiros partem em passeios de lancha, jet ski, "banana boat" e praticam esqui.
Pessoal
Ao contrário de boa parte dos navios de cruzeiro, o Seabourn Spirit não contrata estudantes em busca de aventura e dinheiro extra por uma temporada.
Todos os 142 profissionais a bordo só foram contratados após treinamento. E a empresa paga cursos de especialização para parte da tripulação.
O pessoal da parte hoteleira e da cozinha, por exemplo, é graduado em escolas na Suíça.
Apesar do grande número interno de escadas, o navio está bem preparado para receber hóspedes deficientes físicos.
Algumas cabines possuem banheiros adaptados. Rampas de acesso são espalhadas por toda a embarcação. Além disso, o navio possui dois elevadores.
Volta ao mundo
Depois de chegar a Fort Lauderdale, o Seabourn parte para o Caribe e passa pelo canal do Panamá.
Em março, abril e maio, o Seabourn Spirit estará em cruzeiro pelo Mediterrâneo. Depois, passa por Portugal, Reino Unido, França, Alemanha e Rússia.
No final deste ano, o navio fará cruzeiros pela África e Ásia.

RESERVAS:
QUEENSBERRY, tel. (011) 255-0211

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Vôo noturno de helicóptero revela as luzes de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.