São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica indica parto normal após cesárea

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um parto normal pode ser recomendado se uma mulher já fez uma cesariana com a ajuda de exames de ultra-som, diz estudo a ser publicado amanhã na revista médica "The Lancet".
O principal risco de um parto normal após a mulher ter feito cesariana é a presença da cicatriz no útero, resultante da cirurgia.
Segundo pesquisadores da Northwestern University (EUA), as contrações do útero que acontecem durante um trabalho de parto podem fazer com que a cicatriz se rompa levemente ou totalmente.
Por isso, médicos costumam recomendar uma segunda cesariana.
Os cientistas fizeram ultra-sonografia em 642 mulheres com o objetivo de determinar a espessura da parede do útero. Segundo eles, essa medida pode indicar se a mulher corre risco de a cicatriz romper durante o parto normal.
Nenhuma mulher soube por que a medida foi feita, e a opção pelo tipo de parto foi livre, sem levar em conta os resultados do ultra-som. Delas, 386 optaram por parto normal, e 256 pela cesariana.
Os resultados mostraram que mulheres cuja espessura do útero foi maior que 3,5 milímetros tiveram menos chance de a cicatriz romper. Segundo os pesquisadores, o risco foi muito maior em mulheres cujo útero era mais fino.

Texto Anterior: Morte por Aids cai 50% em teste de droga
Próximo Texto: Equipe diz ter achado galáxia mais distante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.