São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio registra dez sequestros em um mês

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Dez casos de sequestro foram registrados somente no mês de janeiro no Rio. Os números da Secretaria da Segurança Pública indicam que, das dez pessoas sequestradas no último mês, sete ainda estão em cativeiro.
Na virada do ano, não havia na DAS nenhum registro de sequestro. Se o índice de dez casos por mês se mantiver ou aumentar ao longo do ano, 96 pode igualar ou mesmo bater o recorde que pertence a 92, quando a Secretaria da Segurança registrou 124 casos.
O menor número de sequestros nos últimos sete anos registrado pela secretaria foi o de 89, quando houve 39 casos.
Porém, os dez sequestros de janeiro de 96 ainda estão bem abaixo do recorde mensal, em novembro de 94, quando foram registrados 23 casos. O total daquele ano, no entanto, foi de 90.
No ano passado, o número total de sequestros foi de 106. Em janeiro de 1995, nove pessoas foram sequestradas.
Segundo a Secretaria da Segurança, o número de sequestros cresceu de 39, em 89, para 106, em 95, devido à ação da polícia contra o tráfico de drogas, que teria obrigado os bandidos a procurar outros campos de atuação.
Para exemplificar sua posição, a secretaria cita os números relativos à quantidade de drogas apreendidas em operações policiais em favelas do Rio.
Segundo a secretaria, em 95 foram apreendidas 9,9 toneladas de cocaína, contra 2,2 registadas em 94. Em relação à maconha, foram apreendidos 275,1 quilos em 95, contra 196,6 em 94.
Tortura
Suzana Inergens de Lima, 24, foi ontem à 60ª DP (Delegacia de Polícia) dar queixa das torturas que alega ter sofrido por policiais que participaram da operação que libertou do cativeiro o estudante mineiro Rodrigo Lanna Neto.
Em uma operação conjunta das polícias civis do Rio e de Minas, Suzana, mulher de Osmar Elias Barbosa, apontado como um dos sequestradores, foi trocada pelo sequestrado.

Texto Anterior: Moradora pede aumento da rede de esgoto
Próximo Texto: Acidente mata 1 pessoa e congestiona 16 km em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.