São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDA E MORTE DOS CAICS

O QUE É: Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente: uma escola de 1.000 a 1.500 alunos, entre creche e 1º grau, onde o estudante passa o dia inteiro tendo aulas, refeições e atenção de saúde.

CUSTO: Cada unidade tem um custo de fabricação de cerca de R$ 2,5 milhões, bancado pelo Ministério da Educação. A escola é repassada ao Estado ou ao município, que fica com a responsabilidade de administrá-la.

ORIGEM: O projeto é do ex-ministro da Saúde Alceni Guerra (governo Collor) e foi declaradamente baseado na idéia dos Cieps do ex-governador Brizola (RJ). O ex-presidente Itamar encampou a idéia e trocou o nome de Ciac (Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente) para Caic. Foi alterada também a fachada arquitetônica dos ginásios de esportes, sem mudar o custo e nem a qualidade.

METAS: A previsão inicial era de que seriam construídas 5.000 unidades. Foi fixada uma nova meta de 3.000, ainda no governo Collor. Os governos Collor e Itamar construíram 75 unidades. No ano passado, foram entregues mais 225. O Ministério da Educação quer entregar mais 53 unidades até o meio do ano e jogar uma pá de cal no projeto.

Texto Anterior: Governo pode perder R$ 60 mi com o fim do projeto dos Caics
Próximo Texto: Aumentam trechos impróprios para banho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.