São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Litoral de SP tem 72 praias impróprias

DA REPORTAGEM LOCAL

A condição de balneabilidade das praias no litoral de São Paulo piorou em relação à medição feita pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) na semana passada. Setenta e duas praias estão agora impróprias para banho.
No boletim anterior, 66 praias estavam impróprias. A Cetesb tem 114 pontos de medição no litoral.
Algumas localidades estão com todas as praias onde é feita a medição classificadas como impróprias. É o caso de Ilhabela (no litoral norte), São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe (todas no litoral sul).
Em Santos (litoral sul), 6 dos 7 pontos onde é feita a medição foram considerados impróprios. Apenas um (Embaré) apresentou condição satisfatória.
A praia é considerada imprópria para banho quando apresenta mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água.
Segundo Mário Camargo, 44, gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, o feriado e as chuvas ajudaram a piorar as condições. "Em época de férias, aumenta a população no litoral e, no feriado, o número de pessoas é ainda maior", disse.
"O sistema de esgoto fica sobrecarregado e a situação se agrava com as chuvas, que fazem inclusive com que as fossas vazem para o mar", afirmou.
A ingestão de águas contaminadas pode provocar diarréia, febre e doenças como gastroenterite e hepatite. "Em último caso, quem for entrar no mar em uma praia imprópria deve evitar mergulhar a cabeça, para diminuir o risco de ingestão da água", diz Camargo.
Dezenove praias receberam classificação "excelente", 12 tiveram "muito boa" e 3, "satisfatória".

LEIA MAIS
sobre condições das praias à pág. 1-11

Texto Anterior: Homem morre carbonizado em acidente
Próximo Texto: Passeio de barco leva a 'mares' de difícil acesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.