São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

SAIBA POR QUE O DOPING É PROIBIDO

ANDRÉ FONTENELLE

Um dos problemas mais sérios da Olimpíada é o "doping" (pronuncia-se "dópin"). É uma palavra que vem do inglês e significa "ingestão de produtos para melhorar o desempenho físico".
Muitos atletas tomam drogas para melhorar seus resultados nas competições. Acontece que essas substâncias são ilegais, por um motivo simples: podem até dar mais força ao atleta, mas, se tomadas por muito tempo, causam problemas físicos e podem até matar.
O doping é um problema que envolve até atletas muito jovens que sonham com medalha olímpica.
O caso mais recente foi o da nadadora norte-americana Jessica Foschi, de apenas 15 anos.
Descobriram que ela havia ingerido (tomado) um esteróide (substância) antes de uma competição. Ela jura que é inocente.
Às vezes, nem o próprio atleta sabe que tomou uma droga proibida. Já houve casos de técnicos que misturaram droga em bebidas, sem que o "aluno" soubesse.
Para evitar que atletas se dopem, os organizadores da Olimpíada fazem exames antidoping. Sorteiam atletas e examinam a urina deles.
É possível detectar (descobrir) na urina algumas dessas substâncias proibidas. Mas os testes antidoping ainda não são perfeitos. Alguns atletas dopados escapam.

Texto Anterior: BRASIL TEM 8 ESPORTES COM CHANCE DE MEDALHAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.