São Paulo, sábado, 3 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória hoje faz Rio Claro tri estadual de basquete

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Guaru e Polti Vaporetto decidem o título do Campeonato Estadual Masculino de Basquete hoje, às 19h30, em Rio Claro (175 km a noroeste de São Paulo).
O Guaru é de Guarulhos (20 km ao norte de São Paulo), cidade que chega à final pela primeira vez. O Polti é de Rio Claro, que já comemorou o título três vezes, as duas últimas consecutivas.
A decisão é uma série melhor de cinco jogos. Nas quatro partidas jogadas, cada time ganhou duas vezes, ambas em casa.
A torcida empurra a equipe, admitem os técnicos das duas equipes -José Roberto Lux, o Zé Boquinha, do Polti, e Marcel de Souza, do Guaru-, mas nenhum deles acredita que jogar em casa representa favoritismo.
"Ganha sempre quem consegue jogar melhor na defesa", insiste Marcel, cuja equipe é patrocinada pela Prefeitura de Guarulhos.
O Guaru reúne jogadores de nível internacional, como os pivôs Israel e Rolando, o ala Paulinho Villas Boas, o armador Maury e o norte-americano Brent.
A falta de patrocinador no início da temporada dificultou a formação do time de Rio Claro. Apesar disso, com o apoio inicial da Blue Life e, a seguir, com a entrada do Polti Vaporetto, os problemas financeiros acabaram superados.
"O custo do nosso time vai a 500 mil reais na temporada, o deles (Guaru) é quase três vezes mais. Chegar às finais já foi algo fantástico", afirmou Nélson Salomão, diretor do Polti.
O Polti também conta com jogadores experientes, como os norte-americanos Billy Law, armador, e Askia Jones, ala, e o cestinha Luiz Felipe (único jogador que ultrapassou a marca de 3.000 pontos no Campeonato Brasileiro).
No quarto jogo, anteontem, o equilíbrio se repetiu. O marcador registrou empate em 84 pontos.
Os jogadores do Polti desperdiçaram três ataques consecutivos e o Guaru aproveitou as falhas do adversário e avançou para 96 a 84.
"Em jogo equilibrado, é preciso controlar o ataque. Houve três precipitações . Parece até que o time precisa de psicólogo e não de técnico", desabafou o Zé Boquinha.
O Polti jogou desfalcado do pivô Tonico, titular do time, afastado por contusão (panturrilha). O jogador continua se submetendo a tratamento intensivo, mas dificilmente participa do jogo de hoje.
Os dois times enfrentam uma maratona de jogos, pois atuam simultaneamente na decisão paulista e no Campeonato Brasileiro.
Anteontem, jogaram em Guarulhos pelo Estadual e, ontem, atuariam em casa pelo Brasileiro, o Polti contra o Corinthians-Pony e o Guaru contra o Report.
Os técnicos tentariam poupar ao máximo os titulares para hoje.

As equipes: Polti - Efigênio, Paulão, Luiz Felipe, Askia e Billy Law (base), mais Wagnão, Daniel, Waltinho, Douglas, Ricardo e Adriano; Guaru - Israel, Rolando, Brent, Paulinho Villas Boas e Maury (base), mais Danilo, Roese, Marcão, Dedé, Renzi, Leandro e Carlinhos.

NA TV
Globosat/Sportv, ao vivo, às 19h30

Texto Anterior: Ézio deve ser contratado
Próximo Texto: Interior tem a hegemonia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.