São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
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ESTÉTICA E ORGANIZAÇÃO CONTAM PONTOS IMPORTANTES

BONS - Ana Maria Pinheiro, diretora de operações e desenvolvimento da Manpower, analisou dois currículos de candidatas a professoras. "São curtos, grossos e bem organizados, o que ajuda muito", afirma. Segundo ela, itens bem separados dão impressão de pessoa organizada. "Tipologia legível também ajuda na seleção."

Currículo 1
A
Dados pessoais
Nome: Maria Fernanda Dalle Vedove Silveira Cabral
Nacionalidade: brasileira
Naturalidade: São Paulo - SP
Nascimento: 4 de julho de 1968
Estado civil: casada
Profissão: professora de língua portuguesa e literatura portuguesa
Carteira de identidade: RG nº x.xxx.xxx - São Paulo
Título de eleitor nº xxxxxxxxx-xx - zona xxx - seção xxxx
CPF nº xxx.xxx.xxx-xx
Registro no MEC: xxxx/xx
Filiação - Pai: Waldemar Antonio Dalle Vedove
Mãe: Maria Aparecida Magalhães Dalle Vedove
Residência - xxxxxxx - apto. xxxx - Perdizes
São Paulo - capital - CEP xxxxx-xxx
Fone: xxx-xxxx

B
Escolaridade
Primário: Instituto de Educação Florense 1975 - 1978
Ginásio: Instituto de Educação Florense 1979 - 1982
Colegial: EESG "Zuleika de Barros Martins Ferreira" - 1983 - 1985
Curso Superior: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1986 - 1989

C
Seminário - "Redação: A Descoberta e a Invenção das Linguagens" (4 de dezembro de 1992)

D
Cursos: - "Como Trabalhar a Questão Reprodutiva em Sala de Aula" (15 de abril de 1994)
Extensão Cultural: - "Dificuldades da Língua Escrita: Avaliação de Processos de Leitura e Produção de Textos" (28 de março de 1995 a 20 de junho de 1995) - PUC/SP

E
Atividades profissionais
Professor de português
EESG "Zuleika de Barros Martins Ferreira" (1989 até a presente data)
Externato 15 de Outubro (1992 até a presente data)

Currículo 2
F
Denise Sprangin
xxx xxxxxxx, xxx apto. xx - Brooklin Novo
São Paulo - SP - CEP xxxxx-xxx
Fone: (011) xxx-xxxx
Registro no MEC nº xxx.xxx-xx
Casada
Brasileira
31 anos

G
Objetivo: atuação como professora de ciências para o 1º grau e química para o 2º grau

H
Resumo de qualificações
Formação acadêmica

FFCL Oswaldo Cruz
Curso: licenciatura em química
Período: 1983/1986

Faculdades Santana e São Paulo
Curso: pós-graduação na área da educação
Período: 1987/1988

Universidade de São Paulo
Curso: Pedagogia
Período: 1994 (início)

I
Experiência profissional
Período: 1987/1989
Colégio Modelo S/C. Ltda.
Endereço: xxx xxxxxxxx xxxxx xx xxxx, xx - xxxxxxxx - São Paulo - SP
Período: desde 1989 (atual)
Colégio Integrado Objetivo Ltda. S/C
Curso pré-vestibular Objetivo
Endereço: xx. xxxxxxxx, xxx - xxxxxxxxx xxxxx - São Paulo - SP

Itens e informações que devem ser alterados
A
A candidata poderia trocar o item "Profissão" por outro, que indique a função a que se propõe exercer, para não dar a idéia de que deseja exercer outra atividade. É recomendável incluir filiação e título de eleitor, embora possa parecer desnecessário. O importante é que o currículo, que é para uma vaga de professora de português, não contém erros

B
Há consultores que pedem ao candidato que escreva primeiro o mais recente e depois o mais antigo. "É uma firula, um detalhe, pura questão de gosto", afirma a diretora, que acha a estética mais importante. "Ajuda muito a captar informação. Quanto melhor for a estética e a disposição da informação, mais confortável é para o selecionador."

C
É relevante incluir seminários e enfatizar uma habilidade nessa época, em que poucos sabem redigir textos corretamente

D
O primeiro curso é irrelevante, já que a candidata é professora de português

E
É recomendável, além de citar o nome das escolas, fornecer um telefone para contato

F
O segundo currículo não lista os documentos que constam do primeiro, o que seria importante

G
A candidata poderia dar mais destaque ao objetivo no texto. O currículo está um pouco apagado, o que requer mais tempo (e paciência) do selecionador para analisá-lo

H
O nome da faculdade conta. Públicas, como USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, são mais bem-vistas. Mas nunca é recomendável omitir uma que o candidato julga menos conceituada

I
Se a candidata fornece endereço das escolas, deveria fornecer também telefone, ou nenhum dos dois

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