São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"História do Rock" mostra invasão do videoclipe

ROGÉRIO SIMÕES
DA REDAÇÃO

A MTV é a protagonista do décimo e último capítulo da "História do Rock", série apresentada pela emissora que conta a trajetória da música pop dos últimos 40 anos.
O episódio que vai ao ar neste domingo retrata a invasão do videoclipe na indústria fonográfica dos anos 80 e o nascimento da própria MTV.
Quem dominou de imediato a linguagem do videoclipe foi vitorioso nos primeiros anos da década passada. Foram os casos da então iniciante Madonna, dos grupos negros de rap e dos astros do revigorado pop inglês.
Em "História do Rock", os integrantes de grupos de rap, como Run DMC e Public Enemy, falam sobre como os negros ocuparam seu espaço na televisão e, com seus gestos agressivos diante da câmera, conseguiram divulgar a cultura das ruas.
O especial tem o mérito de mostrar críticas à postura da MTV, que evitava a música negra em seus primeiros anos. "Não conseguíamos exibir 'Billie Jean' (de Michael Jackson)", diz Quince Jones.
Mas não demorou muito para a própria emissora perceber o poder que os clipes de negros tinham no mercado e, não só Michael Jackson, mas também Ice-T e outros cantores se firmaram como astros do vídeo.
Apesar de trazer declarações de Boy George e trechos de um clipe de sua antiga banda, Culture Club, o programa praticamente ignora a música inglesa, a que, na época, melhor conseguiu se adaptar à linguagem do clipe.
O vídeo fez o pop inglês (Culture Club, Duran Duran, The Police) atingir, em meados dos anos 80, sua maior participação no mercado norte-americano na história -maior até mesmo do que na fase dos Beatles.
O programa termina com a perspectiva de um pop "alternativo" para os anos 90, baseado nas bandas norte-americanas mais recentes, como Nirvana, Smashing Pumpkins e Green Day.
Toda essa história é contada de forma superficial, sem muita ligação entre um estilo de música e outro.
Para iniciantes na história da música pop, o especial permite ter idéia do que foram os últimos 15 anos. Para quem conhece um pouco do assunto, quase não há novidade.

Texto Anterior: Mamonas excessivas
Próximo Texto: Seriado que conquistou os jovens nos EUA estréia hoje no novo canal Sony
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.