São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Sarah Kubitschek aos 87 anos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Morreu ontem, às 16h10, a primeira-dama Sarah Kubitschek, 87, devido a uma parada cardíaca. Era viúva do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), que governou de 1956 a 1961.
Ela teve uma parada cardíaca na sexta-feira, quando fazia uma tomografia (exame com imagens) para diagnosticar a razão de dores que sentia no abdômen.
Foi imediatamente internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Santa Luzia, onde estava ontem quando sofreu a segunda parada cardíaca.
Segundo os médicos, Sarah tinha um coração saudável, que só parou de funcionar pela ineficiência do pulmão em oxigenar o sangue. Ela morreu inconsciente, respirando com a ajuda de aparelhos.
O corpo será velado no Memorial JK e o enterro será hoje, às 16h30, no cemitério Campo da Esperança, ao lado do túmulo de Juscelino Kubitschek.
O presidente Fernando Henrique Cardoso visitou a família Kubitschek no início da noite. Ao deixar o hospital, FHC disse que "com a dona Sarah vai uma parte de nossa história. É uma pessoa que deixou marcante sua presença não só em Brasília como em todo o Brasil".
Sarah era presidente do Memorial JK, um centro cultural em homenagem ao presidente que fundou em Brasília e administrava uma verba de R$ 280 mil anuais.
Nas últimas eleições presidenciais apoiou Fernando Collor e depois, Fernando Henrique Cardoso.
Há seis anos, Sarah mudou-se do Rio para Brasília. Tinha duas filhas, Maristela e Márcia (ex-vice-governadora do Distrito Federal), e sete netos.

Texto Anterior: Sarah Kubitschek, 87, morre de enfisema pulmonar em Brasília
Próximo Texto: Supergasoduto é o Sivam da Petrobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.