São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

250 mil carros voltam a circular hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inicia hoje a "Operação Volta às Aulas", intensificando a fiscalização nas imediações de 91 escolas da capital para tentar evitar filas duplas e estacionamento irregular para embarque e desembarque de crianças.
Com a volta às aulas na maioria das escolas particulares e nas municipais, a CET calcula que cerca de 250 mil carros voltem a circular na cidade, que tem um frota registrada de 4,5 milhões de veículos, dos quais cerca de 2,8 milhões estão em circulação.
Um grupo de 65 fiscais será mobilizado para a operação. Os próximos 15 dias, segundo a CET, serão os mais críticos. "O problema é pior no início porque algumas escolas fazem reuniões com os pais que chegam a durar mais de uma hora", diz Luis Carlos Cunha, superintendente de Engenharia de Tráfego da CET.
Com isso, o pai, que apenas deveria levar o filho à escola, tem que estacionar o carro.
A "Operação Volta às Aulas" não sofreu alteração. É basicamente a mesma há quatro anos. Além da fiscalização e das faixas de orientação, haverá locais especiais para embarque e desembarque de crianças e a Zona Azul livre, onde o motorista, com o pisca-alerta do carro ligado, pode estacionar por 15 minutos.
O motorista que desrespeitar as regras será multado. Quem parar em fila dupla pagará multa de R$ 66,29. A multa por parar em local proibido é de R$ 49,72. Em caso de reincidência, o valor dobra. A "Operação Guincho", que apreende veículos parados em locais proibidos, também será realizada nas imediações das escolas.
Em duas delas, colégios Arquidiocesano, na rua Domingos de Morais (zona sul), e Maria Imaculada, na rua Bernardino de Campos (centro), não há rotas alternativas, segundo a CET.
Com o reinício das aulas, voltam a operar normalmente as dez faixas reversíveis da cidade, criadas para tentar desafogar o trânsito nos horários de pico e desativadas pela CET no período de férias.
As faixas são ativadas nas pontes das Bandeiras, do Piqueri (ambas com duas faixas), do Limão, Jurubatuba, Eusébio Matoso e João Dias, no viaduto Orlando Murgel e na avenida Radial Leste.
Segurança
O CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da PM está vistoriando, desde segunda-feira passada, os veículos utilizados no transporte escolar.
Além da conservação e da segurança, a polícia verifica também as adaptações feitas nos veículos para realizar esse tipo de transporte (inscrição na parte externa, cinto de segurança e grade interna separando o bagageiro, no caso de peruas). A polícia vai verificar também se os motoristas estão credenciados no Detran para realizar esse tipo de transporte.

O CPTran pede para que os pais colaborem com a fiscalização, denunciando possíveis irregularidades pelos telefones 212-3777 (Central de Operações de Trânsito), 549-7358 e 574-0011, ramal 264 (Divisão de Fiscalização de Trânsito).

Texto Anterior: Para dentista, custo anual de cemitério é alto
Próximo Texto: Acidente mata 31 pessoas no Maranhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.