São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-banda de Lou Reed entra para o Hall da Fama do Rock and Roll

DA "SPIN"

O Velvet Underground finalmente entrou no Hall da Fama do Rock and Roll. A homenagem aconteceu em janeiro passado, talvez porque os mais velhos se sentissem culpados pelo punk.
Mas os Velvets não eram apenas os antepassados da vanguarda punk. Eles eram, antes de qualquer coisa, uma das grandes bandas dos anos 60.
Os Velvets começaram como os Warlocks, com uma bateria inimitável e um baixo treinado para o clássico. Essa ignorância do lugar-comum do rock os ajudou a determinar um novo som. Assim como outro ramo dos Warlocks: o Grateful Dead.
Muito mais numerosos eram os fãs da banda que a consideravam uma opção tonificante e não a única que importava.
Foram eles que gostaram de "Venus in Furs", do álbum "The Velvet Underground and Nico", não a considerando uma canção decadente.
Se, a princípio, esses fãs não foram astutos o bastante para sentir que "Sister Ray" (do álbum "White Light/White Heat") era melhor aposta do que "Suzie Q", do Creedance, perceberam a beleza miraculosa da banda mesmo depois de aceitarem sua inesperada doçura.
Esses foram três álbuns terríveis, assim como "Loaded". Mas é verdade que existiu uma revolução musical nos dois primeiros.
O olhar desapaixonado de Lou Reed e sua disciplina verbal o distanciaram do cenário folk-rock-hippie da época.
As músicas de amor eram tão importantes para ele que se tornaram visões religiosas. Isso não tinha nada a ver com punk, mas com o que estava por vir. Pergunte aos Feelies ou aos Buzzcocks -ou ainda ao R.E.M.

Texto Anterior: NEW KIDS ON THE SAMBA
Próximo Texto: Ramones encerram última turnê da carreira na América Latina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.