São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O TIGRE SIBERIANO?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Um dos animais mais bonitos do mundo, o tigre siberiano figura entre as dez espécies do planeta que correm maior perigo de extinção. Apenas 200 ou 300 tigres siberianos continuam vivendo em seu hábitat natural. Os especialistas alertaram que se não forem tomadas medidas especiais de proteção, tais tigres desaparecerão até o ano 2000, exceto os que vivem em zoológicos.
Como muitos outros animais, os tigres estão perdendo seu hábitat natural no extremo oriente da Rússia devido à expansão das cidades, que acabam reduzindo seu estoque natural de alimentos. Mas a maior ameaça é a matança indiscriminada feita por caçadores que usam os órgãos do tigre para fabricar medicamentos e afrodisíacos.
Funcionários russos estabeleceram 33 reservas animais na ex-União Soviética a fim de proteger os animais. Lamentavelmente, apenas cerca de 10% dos tigres siberianos habitam essas regiões. Pelo menos 65 tigres desse tipo foram mortos no ano passado.
Os chineses começaram programas bem-sucedidos de reprodução em seus zoológicos. Um zoológico do noroeste da China conseguiu a reprodução de quase 60 animais na última década. Mas inclusive esses esforços não são suficientes e o tigre siberiano poderá se extinguir em breve.

By BILL PITZER and EARLE HOLLAND

Texto Anterior: Arroto é jeito que o estômago tem para se livrar do excesso de gases
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.