São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Feira de gado faz 100 anos nos EUA

MÁRCIA DE CHIARA
ENVIADA ESPECIAL A FORT WORTH

Ao completar cem anos, a mais antiga feira de gado dos EUA, "The Southwestern Exposition and Livestock Show", movimentou US$ 3 milhões com a venda de animais.
O cálculo é de Delbert Bailey, gerente de publicidade do evento.
A feira, que ocorre anualmente em Forth Worth, cidade vizinha a Dallas, no Texas, é a festa mais tradicional do faroeste norte-americano.
Além do comércio de animais e de implementos rurais, o evento é marcado por rodeios, shows de caubóis e desfiles de diligências, com mocinhos e bandidos.
Este ano, a exposição, que durou 17 dias -de 19 de janeiro a 4 de fevereiro- recebeu quase um milhão de pessoas, incluindo visitantes de quase 90 países.
"Cerca de 40% do público fecha negócios aqui", diz Bailey, com base em pesquisas realizadas nos últimos anos.
Segundo ele, o potencial de venda da feira supera as transações realizadas durante a exposição.
A feira reuniu este ano 20 mil animais (bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e aves). Entre os bovinos, destacam-se as raças brahman, angus e hereford.
Em 1896, quando os primeiros caubóis reuniram uma dúzia de bois sob um arvoredo em Stockyards, Fort Worth, para trocar animais, eles nem sonhavam que ali estava nascendo um entreposto comercial que movimentaria milhões de dólares cem anos depois.
Stockyards, na época a região dos currais, era a última parada dos caubóis na trilha para levar o gado ao Kansas.
O encontro dos pecuaristas acabou atraindo para a região grandes frigoríficos, como Armour e Swift.
Com a expansão dos negócios, a feira foi transferida, em 1944, para o Memorial Will Rogers, onde ocupou este ano uma área coberta de 202.350 m2.
Fort Worth também é famosa pelos seus rodeios. De abril a setembro, acontecem 30 rodeios na cidade, segundo Lori Gwynn, diretora de turismo para América Latina do "The Fort Worth Convention & Visitors Bureau".
"As técnicas usadas em rodeios em outros países são originárias daqui", diz Lori.
Um rodeio completo, à moda texana, é composto por sete provas. Na "Bareback", o peão tem que se manter em cima do animal, segurando, com apenas uma das mãos, a alça de couro presa no dorso do cavalo. Nesta modalidade, o cavalo não é selado.
Na "Saddle Bronc", o peão monta o animal selado e segura uma corda, amarrada no cabresto, com uma das mãos.
Se a mão livre esbarrar no animal ou em qualquer parte da arena, o peão comete falta.
Nas duas provas, o peão tem que ficar, no mínimo, oito segundos sobre o animal e é julgado pelo seu estilo de montar.
No Texas é comum as mulheres participarem dos rodeios. Existe até uma associação das "cowgirls", a Women's Professional Rodeo Association (WPRA).

Texto Anterior: Girolando é a nova raça bovina do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.