São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamaraty cria conselho de brasileiros no exterior

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Itamaraty vai criar conselhos de cidadãos brasileiros moradores no exterior junto a cada consulado do país nos Estados Unidos a partir de março.
Esses conselhos vão ajudar os consulados a resolverem os problemas de brasileiros que moram ou viajam ao exterior.
Se a experiência nos EUA der certo, ela será adotada em outros países.
A decisão foi anunciada ontem em Washington pelo embaixador Sebastião do Rego Barros Netto, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, em reunião dos cônsules brasileiros nos Estados Unidos.
Segundo o embaixador Afonso Massot, diretor-geral de assuntos consulares do Itamaraty, cerca de 2 milhões de brasileiros moram fora do país e 3 milhões viajaram a turismo ao exterior durante o ano passado.
Em 1985, tais números eram dez vezes menores. A quantidade de problemas de assistência a esses brasileiros pelos consulados aumentou muito no período e o Itamaraty tem procurado maneiras de lidar com o fenômeno.
Só nos EUA, calcula-se que a comunidade de brasileiros seja de 450 mil a 650 mil pessoas. O consulado de Miami recebe entre 400 e 600 pedidos de auxílio de cidadãos brasileiros por dia.
Olimpíadas
Além dos conselhos, a serem formados por representantes dos diversos segmentos sociais de brasileiros moradores na área de cada consulado, o Itamaraty também está informatizando serviços e estimulando o deslocamento de cônsules para áreas com alta densidade de brasileiros.
A reunião de cônsules, presidida pelo embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, termina quarta-feira. Entre outros temas, vai tratar do atendimento aos brasileiros que virão a Atlanta em julho para as Olimpíadas.

Texto Anterior: TJ autoriza abertura de inquérito para apurar maratona da prefeitura
Próximo Texto: Feiras podem funcionar uma hora a mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.