São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

'Massificação' inclui abrir os quartéis

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apenas três em cada dez brasileiros praticam atividades esportivas regularmente, disse Ricardo Penna Machado, diretor de suporte técnico do Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto).
Esse é um dado preliminar de uma pesquisa que está sendo concluída pelo órgão, o qual está ligado ao Ministério dos Esportes.
Com base nessa informação, o ministério pretende lançar um programa de "massificação" dos esportes, tornando-os mais acessíveis à maioria da população.
Uma das idéias é abrir os quartéis -onde já existem quadras de esportes- para eventos com participação da sociedade, afirmou Asfilófio de Oliveira Filho, presidente do Indesp.
Também se pensa em usar as instalações da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), que possui sedes em diversos municípios do país.
Além disso, estão sendo estudados alguns convênios que permitam a abertura de postos de informações sobre as diversas modalidades esportivas nos municípios brasileiros.
O dinheiro para o programa vem do orçamento do Ministério dos Esportes, que está em R$ 76 milhões neste ano.
Um convênio em discussão com as universidades federais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul prevê a criação de um centro para formação de atletas, usando as tecnologias desenvolvidas pelas duas instituições.
Oliveira disse ainda que está sendo negociado com o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Hídricos um programa de esportes dirigido especialmente ao homem do campo.
A primeira experiência nesse sentido deverá ser feita em convênio com a Codevasp (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).
Pelo convênio, a empresa vai ceder galpões que tem no Vale do São Francisco para transformá-los em quadra de esportes.
O ministério será responsável pela formação dos instrutores e pelo material.
A idéia é oferecer diversas opções esportivas, desde xadrez até basquete e futebol de salão, por exemplo.
(VS)

Texto Anterior: O PATROCÍNIO ESTATAL NO GOVERNO FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.