São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água será estopim de guerras no século 21

DANIELA FALCÃO; GILBERTO DIMENSTEIN
DE NOVA YORK

A escassez de água nos países do Oriente Médio e da África do Norte será a principal causa de guerras na região no próximo século.
A conclusão é de relatório do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais -órgão vinculado ao governo dos EUA-, discutido durante reunião preparatória em Nova York (EUA) para a 2ª Conferência de Assentamentos Humanos da ONU (Habitat 2), que acontece de 3 a 14 de junho, em Istambul (Turquia).
Segundo o relatório, os conflitos se originariam da disputa sobre o curso dos rios Nilo, Tigres e Eufrates, responsáveis pela maior parte do abastecimento na região.
"As pessoas imaginam que, porque a água é quase de graça, ninguém vai guerrear", afirmou Jorge Wilheim, secretário-adjunto do Habitat 2. Os países onde há mais chance de conflitos são Egito e Etiópia (pelo Nilo) e Síria e Iraque contra a Turquia (que disputam os rios Tigre e Eufrates).
Relatório do Banco Mundial publicado em agosto de 95 também alerta para o risco de guerras por causa de água. "Muitas das guerras deste século foram fruto da disputa pelo petróleo. As do próximo século serão causadas pela luta por água", diz o relatório.
Além de ser causadora de conflitos, a água vem sendo utilizada como arma entre países em guerra.
Durante a guerra civil no Líbano, por exemplo, bairros inteiros tiveram seu fornecimento de água cortado pelos rebeldes.
A escassez de água é causada pela combinação de crescimento populacional exagerado e inexistência de reservas naturais. Em 90, o Egito tinha 54 milhões de habitantes. As estimativas são de que no ano 2000 a população chegue a 70 milhões de habitantes.
"A população do Oriente Médio não pára de crescer e deve dobrar até 2015. Por mais eficiente que os governos sejam, não há como duplicar a produção de água", afirma o pesquisador Elias Salameh, da Universidade da Jordânia.

Texto Anterior: Presidente do TST critica flexibilização
Próximo Texto: Irrigação consumirá mais recurso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.