São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Antes do Amanhecer" mostra sentimentos sob o signo da perda

CÁSSIO STARLING CARLOS
DA REDAÇÃO

"Antes do Amanhecer", filme de Richard Linklater, trata com brandura situações que costumam ser vividas sob a forma do sofrimento.
Linklater utiliza uma história de amor banal para mostrar a morte como um ruído incessante por trás de experiências vitais como o amor e a alegria.
Numa viagem de trem pela Europa, Jesse, um jovem americano, conhece Céline, uma garota francesa. Entusiasmado, ele a convence a acompanhá-lo em Viena durante as horas que faltam para seu retorno para os EUA.
O filme é um documento destas breves horas e dos eventos que a ocupam, como a conquista, o amor e a despedida.
Tudo está regido pelas leis do transitório. Os personagens, turistas, estão em trânsito e se deslocam meio à deriva pelo espaço urbano de Viena. O afeto que nasce do seu convívio fugaz tem dia e hora marcada para acabar. O diretor explora com elegância as situações que surgem no caminho e realiza uma bela crônica sobre o desgaste dos sentimentos.
Jesse e Céline tentam compreender o que há de específico naquele determinado ponto da vida em que as promessas teimam em roubar alimento da realidade. O que os inquieta é a iminência do fim. E, já que esta é a lei, o que fazer durante o tempo que antecede a queda.
Por vezes o filme se ressente do excesso de diálogos, parecendo mais um produto francês que norte-americano. Mas, se a palavra é dominante, ela nunca é gratuita. Diria que na maior parte é exemplar.
É por intermédio da fala do outro que estes futuros perdedores descobrem a regra de um jogo do qual são obrigados a participar. Regra que pode ser resumida no verso ouvido de uma canção: "Há tantas coisas feitas para serem abandonadas".

Filme: Antes do Amanhecer
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy
Distribuição: LK-Tel (tel. 011/825-5766)

Texto Anterior: Nem tudo brilha na América do sonho
Próximo Texto: Irmãos Marx e Harold Lloyd brilham em comédias menores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.