São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Power Browser' cria páginas

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda em versão para testes, o "Power Browser", navegador para a Internet desenvolvido pela Oracle, é rápido para instalar, fácil de usar e dispõe de bons recursos que facilitam a pesquisa.
Entre outras coisas, permite a abertura de uma nova janela para iniciar uma nova busca, enquanto o conteúdo da anterior é analisado.
Dispõe do Net Search, que abre uma ficha para a busca de temas e oferece três opções de pesquisadores: Alta Vista, Lycos e Webcrawler. Esse recurso encurta o tempo da pesquisa e evita digitação.
A maior novidade é o recurso que permite a confecção de páginas para serem colocadas na rede, já com o endereço de correio eletrônico para eventual mensagem.
Também não é preciso mudar de programa para mandar e-mail. Acionando o ícone correspondente, ele abre a ficha já com o endereço do remetente preenchido.
O duro é enfrentar os problemas de conexão para chegar a ele. Foi necessário entrar várias vezes na página da Oracle (http://www.oracle.com) para capturá-lo.
A transferência dos 1.796 Kbytes da versão para "Windows 95" (há outra para o 3.1) levou cerca de uma hora e foi mais bem-sucedida no sábado.
O "Power Browser" instala rápido, cria grupo de trabalho, ícone e atalho para facilitar o acesso a partir da área de trabalho. Vem com um prático desinstalador.
Adotou sem conflitos a discagem por meio do "Dial-up" do "Windows 95" e do "Trumpet". Durante a busca, o logotipo da Oracle em 3D, indicador de conexão, fica girando.
No rodapé da página, uma espécie de semáforo acende tx para indicar que está enviando dados ou rx, para avisar que está recebendo.
Ainda no rodapé há a figura de um cadeado. Ele fica sempre aberto e fecha se os dados que o usuário está enviando (número de cartão de crédito, por exemplo) estiverem protegidos por encriptação.
Assim que chega ao endereço pedido, o programa monta a página com rapidez. Entende tabelas e permite abrir várias janelas na mesma tela. Há a opção de deixar aberta uma janela do lado esquerdo, para visualizar endereços.
A versão final, segundo Amadeu Lamounier, diretor de tecnologia da Oracle, está prevista para o final deste mês. Até lá, a empresa promete capacitar seu navegador para entender "Java".
A Oracle também está lançando o Web System, um conjunto de servidor e banco de dados para as empresas que pretendem fazer comércio eletrônico e processamento em tempo real na Internet.
Para setembro, a Oracle promete o protótipo do NC (Network Computer), um micro barato específico para navegar na Internet.
O NC deverá ter de 1 a 4 Mbytes de memória e nenhum disco rígido. Vai custar de US$ 500 a US$ 1.000.

Texto Anterior: 'Navigator' traz recursos revolucionários
Próximo Texto: "Explorer 2.0" é grátis e está em português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.