São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AT&T e Acer oferecem bom desempenho

EDUARDO MARQUES; JORGE LUIZ E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O convênio USP-Folha avaliou duas máquinas baseadas em Pentium de 100 MHz. O micro multimídia Pentium AcerAcros A810 é destinado ao mercado doméstico e de pequenos escritórios (Small Office/Home Office ou Soho).
O sistema pode ser atualizado para processadores Intel Pentium de até 150 MHz. É comercializado com o sistema operacional "Windows 95" em português.
Na compra do produto, o usuário recebe grátis dez horas de um "Teste Drive Internet". Pela placa fax/modem, ele conecta-se ao provedor de acesso OrigiNet -a senha é fornecida pela Acer. Cabe observar que todo software de suporte para esse acesso já vem instalado.
O micro multimídia Pentium AT&T Globalyst 620 também é um equipamento Soho.
Ambas as máquinas vêm com recursos multimídia, placa de som de 16 bits, acionador de CD-ROM de quádrupla velocidade e vários títulos em CD-ROM (jogos e programas educativos).
O desempenho do AcerAcros A810 é muito bom. É compatível com as medidas de desempenho apresentadas pelo programa de avaliação "Norton Utilities V. 8.0" (leia quadro ao lado).
A placa principal dispõe de três conectores ISA (16 bits) e dois PCI, o que é suficiente para a maioria das aplicações. A qualidade elétrica e mecânica do equipamento é boa. Seria desejável apenas uma rigidez mecânica maior.
O desempenho do AT&T Globalyst 620 é praticamente o mesmo do AcerAcros A810, o que já era esperado, por serem máquinas Pentium 100 MHz.
A placa principal dispõe de dois conectores ISA (16 bits) e dois PCI. Pelo fato de a placa de fax/modem estar integrada à placa de áudio, há economia de um slot, resultando em uma disponibilidade de expansão compatível com a de outras máquinas do mercado.
A qualidade elétrica e mecânica do equipamento é ótima. Para ambas as máquinas, os conjuntos monitor de vídeo/placa adaptadora de vídeo e disco rígido/placa controladora de discos apresentaram um desempenho muito bom.
A relação custo/benefício do AcerAcros A810 é muito boa, pois apresenta alto desempenho e recursos com o "Windows 95" e o "Lotus SmartSuite".
A relação custo/benefício do AT&T Globalyst 620 também é muito boa, pelo alto desempenho apresentado e por incluir o "Windows 95" e o "MS-Works".
A máquina da AT&T/Monydata sai de fábrica com 16 Mbytes de memória DRAM, o que é considerado ideal para operar com "Win95". Em função disso e de outros recursos, custa mais caro.

EDUARDO MARQUES é mestre em ciências da computação e doutor em engenharia/sistemas digitais pela USP. Desenvolve pesquisas na área de arquiteturas de computadores.

JORGE LUIZ E SILVA (professor-colaborador da USP) é mestre pela USP e doutor em engenharia elétrica/telemática pela Unicamp. Desenvolve pesquisas em arquiteturas de computadores.

Texto Anterior: "Explorer 2.0" é grátis e está em português
Próximo Texto: Aparelho de som no micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.